TCU aponta irregularidades em 27% das doações feitas aos candidatos

Foram analisadas 330 mil registros de um total de 649 mil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Foram analisadas 330 mil registros de um total de 649 mil

A equipe de técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu a terceira semana de análise da prestação de contas dos candidatos que disputam o pleito deste ano. Conforme os últimos dados, dos 330.574 registros de doação analisados até agora, foram identificados irregularidades em 92.276 dos casos, o que equivale a 27,9% do total.

O Tribunal recebeu um total de 649.132 registros de doação e 1.145.606 registros de despesas. Do total de registros de despesas, foram analisados 399.602 fornecedores (empresas ou pessoas físicas) e 5.482 demonstram algum indício de irregularidade, o que equivale a 1,4% do total, desde quando os batimentos começaram a ser feitos.

Os cálculos estão sendo executados semanalmente, em ambiente computacional do TCU, por auditores de controle externo especializados em entendimento de conteúdo e linguagem de bases de dados, cujo conhecimento está sendo fundamental para a construção desses cruzamentos.

Os resultados estão sendo transmitidos por um canal seguro ao TSE para envio aos juízes eleitorais nos municípios, que são responsáveis por verificar os indícios e tomar as providências cabíveis, assegurando aos envolvidos o direito ao contraditório e à ampla defesa.

O trabalho inédito é resultado de uma parceria firmada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e diversos órgãos públicos para fiscalizar a prestação de contas dos candidatos e coibir crimes eleitorais no período de campanha. O TSE não divulgou os nomes dos doadores e beneficiários com irregularidades.

Últimas Notícias