Cheia no Rio Paraná provocou abertura de comportas
Usinas do noroeste paulista, que faz divisa com Mato Grosso do Sul, estão com reservatórios cheios devido à quantidade de chuva, que já ultrapassou as estimativas para todo o mês de junho. A água fez com que as hidrelétricas atingissem 100% da capacidade e tivessem comportas abertas, de acordo com o portal de notícias G1 Rio Preto e Araçatuba.
Dos 20 vertedouros na usina de Ilha Solteira, 16 foram abertos devido à cheia. Em Pereira Barreto, a água atravessa os quatro vertedouros, em alta velocidade.
Segundo o portal local, o Rio Paraná não passava por cheias desde dois anos atrás, em 2014, quando foi atingido o nível máximo dos reservatórios. Desde então, as usinas hidrelétricas da região operaram abaixo do nível normal, até a cheia deste ano.
“Tivemos 160% a mais de chuva em relação ao esperado. No ano passado tivemos 130% a mais também. Maio foi chuvoso, junho também está chuvoso Em sete dias já choveu todo volume esperado para o mês”, diz em entrevista ao G1 Rio Preto e Araçatuba o professor Fernando Tangerino, pesquisador meteorológico da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo).
(Sob supervisão de Daiane Libero)