Reservatórios de usinas na divisa entre SP e MS atingem limite de capacidade

Cheia no Rio Paraná provocou abertura de comportas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cheia no Rio Paraná provocou abertura de comportas

Usinas do noroeste paulista, que faz divisa com Mato Grosso do Sul, estão com reservatórios cheios devido à quantidade de chuva, que já ultrapassou as estimativas para todo o mês de junho. A água fez com que as hidrelétricas atingissem 100% da capacidade e tivessem comportas abertas, de acordo com o portal de notícias G1 Rio Preto e Araçatuba.

Dos 20 vertedouros na usina de Ilha Solteira, 16 foram abertos devido à cheia. Em Pereira Barreto, a água atravessa os quatro vertedouros, em alta velocidade.

Segundo o portal local, o Rio Paraná não passava por cheias desde dois anos atrás, em 2014, quando foi atingido o nível máximo dos reservatórios. Desde então, as usinas hidrelétricas da região operaram abaixo do nível normal, até a cheia deste ano.

“Tivemos 160% a mais de chuva em relação ao esperado. No ano passado tivemos 130% a mais também. Maio foi chuvoso, junho também está chuvoso Em sete dias já choveu todo volume esperado para o mês”, diz em entrevista ao G1 Rio Preto e Araçatuba o professor Fernando Tangerino, pesquisador meteorológico da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo).

(Sob supervisão de Daiane Libero)

Conteúdos relacionados

lula