Pular para o conteúdo
Brasil

Quem pratica caixa 2 não deve ser punido, diz articulador do governo Temer

Ministro Geddel Vieira Lima afirma que a prática não é crime
Arquivo -

Ministro afirma que a prática não é crime

O ministro-chefe da Secretaria de Governo e responsável pela articulação política do governo Temer, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), afirmou ao jornal O Globo nesta terça-feira (20) que caixa dois não é crime. Para ele, quem se beneficiou desse tipo de ação não deve ser penalizado.

Geddel afirmou, em entrevista ao periódico fluminense, que primeiramente o caixa dois teria de ser criminalizado, para só então haver possibilidade de se culpar alguém pelo ato. “ Se não é crime, é importante estabelecer penalidades aos que infringirem a lei. Agora, quem foi beneficiado no passado, quando não era crime, não pode ser penalizado”, diz o ministro.

Não sou jurista e posso estar falando uma blasfêmia do ponto de vista jurídico. Estou analisando a situação pela lógica. Não trataria como anistia porque anistia serve a quem cometeu um crime. No caso do caixa dois, se não tem crime, não tem anistia”, afirma Geddel, deixando claro que esta é sua opinião pessoal e não a do governo.

Ele ainda afirma que o governo não participou de qualquer negociação com líderes de partidos, na manobra para votar anistia ao caixa dois na noite de segunda-feira (19), na Câmara dos Deputados. “Não vi o texto, não fui consultado. Sei que este é um assunto que vem sendo tratado no Congresso”.

O que diz a Lei

Na contramão das declarações de Geddel, o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Velloso, afirma que caixa dois é sim um crime tipificado na Lei e que anistiar pessoas que respondem por ele é “imoral”, já que em sua avaliação, “caixa dois é coisa de bandido”.

Esse crime já está definido no Código Eleitoral e também no Código Penal, como falsidade ideológica. A anistia não passa de algo imoral. Pretendendo estabelecer um tipo penal específico, quer-se, na verdade, anistiar delitos praticados perante o Código Penal e o Código Eleitoral. Isto não passa de uma farsa. E caixa dois é coisa de bandido, sempre foi coisa de bandido”, diz o jurista ao Globo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)