Leonardo Moura era homossexual e foi morto em Salvador

Mais um homossexual foi assassinado este ano no Brasil. O promotor de eventos baiano Leonardo Santiago Moura, o Léo, de 30 anos, morreu no Hospital Geral do Estado da Bahia, depois de dias internado após ser espancado no Rio Vermelho, bairro de classe média de Salvador.

De acordo com o jornal Correio da Bahia, Léo deu entrada na unidade no sábado (9) e deixou o hospital por cerca das 10h do mesmo dia. Mais tarde, retornou ao local, com reclamações de dores e vômitos. Encaminhado ao centro cirúrgico, acabou perdendo um rim durante a operação.

Na madrugada de segunda-feira (11), ele apresentou dispneia, ou seja, dificuldade para respirar. Em seguida, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. A polícia trabalha com várias hipóteses, dentre as quais a principal é a de crime de ódio, motivado por .

Citadas pelo Correio, as autoridades afirmam que a possibilidade de assalto é pequena, já que apesar de o celular de Léo não ter sido encontrado com ele, outros pertences como óculos, relógio e carteira de identidade não foram levados.

A família acredita que o promotor tenha sido mais uma vítima de crimes homofóbicos. A prima Adriana Moura, 35, falou sobre o comportamento do promotor de eventos e sobre a violência contra grupos minoritários. “Léo não fazia mal a ninguém. Não dá para viver dessa forma, sabendo que nossos familiares podem não voltar para casa porque são gays, porque são negros, porque são mulheres”.