Pular para o conteúdo
Brasil

Problemas na vila dos atletas não são graves, diz Autoridade Pública Olímpica

Ajustes serão feitos até a próxima quinta-feira (28)
Arquivo -

Ajustes serão feitos até a próxima quinta-feira (28)

O presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso, disse hoje (25) que os problemas de infraestrutura identificados por atletas de outros países na Vila Olímpica do não são graves. Segundo Pedroso, não há nada que indique que as instalações não têm condições de ser utilizadas. Mesmo assim, ele garante que todos os ajustes serão feitos até a próxima quinta-feira (28).

“Eu visitei a vila várias vezes e não vi situações com essa gravidade que incorressem em qualquer risco à saúde e à vida dos atletas. Pode haver tomadas que eventualmente não estão funcionando, ausência de lâmpadas, interruptores com algum problema, o que é natural em um empreendimento desse porte, que é entregue ao mesmo tempo. É natural que apresente algum tipo de problema que precise de correção”, disse Pedroso à Agência Brasil.

Ontem (24), o Comitê Olímpico Australiano recusou-se a hospedar seus atletas na Vila Olímpica, por ter detectado problemas hidráulicos e elétricos. além de defeitos nas instalações de gás. O Comitê Olímpico Nacional da Itália contratou eletricistas, encanadores e pedreiros para finalizar áreas incompletas na Vila Olímpica.

Segundo Pedroso, problemas como os registrados na Vila Olímpica podem acontecer em qualquer competição dessa natureza em outros países. “Nas vilas olímpicas, há vários registros de situações em que, quando chega o atleta, você tem que fazer vários ajustes, há um histórico anterior que demonstra que isso acontece.”

A Autoridade Pública Olímpica tem a missão de coordenar a participação dos governos federal, estadual e municipal na preparação e realização dos e Paraolímpicos, especialmente para assegurar o cumprimento das obrigações assumidas perante o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Segurança energética

Pedroso participou, na tarde de hoje, de uma reunião em sobre a segurança energética nos Jogos Olímpicos. Ele afirmou que o sistema de energia que será usado na competição está de acordo com os requisitos estabelecidos pelo COI para o suprimento de energia elétrica e vai atender perfeitamente à demanda do evento. Além da construção de uma subestação olímpica, foi reforçado o sistema de transmissão e a utilização de geradores.

“Entendemos que, com a implementação desse requisito do COI, que é um padrão bastante seguro, a gente consegue atender perfeitamente às necessidades das competições, além de deixar como legado esse reforço do sistema de distribuição para a cidade do Rio de Janeiro”, diz Pedroso.

De acordo com o presidente da APO, tudo o que estava planejado foi executado e ainda foi possível incorporar algumas demandas adicionais que surgiram posteriormente, como a duplicação da capacidade da subestação que atende ao Engenhão e uma ligação direta da Subestação Gardênia para o Parque Olímpico.

A presidente da distribuidora Light, Ana Marta Horta Veloso, que também participou da reunião, disse que a empresa não está preocupada com o fornecimento de energia para os Jogos. “Estamos superpreparados”, ressaltou. Também participaram da reunião o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Padaria famosa no Taveirópolis é fechada pela Vigilância Sanitária e pega clientes de surpresa 

Natal antecipado? Decoração fora de época em shopping desperta curiosidade em campo-grandenses

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por prefeitura

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que têm a palavra ‘Hemp’ no rótulo

Últimas Notícias

Famosos

Morre Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath, aos 76 anos

Morte foi revelada por família do cantor, nesta terça-feira (22)

Cotidiano

Perdido desde cedo, burro é capturado após caminhar mais de 7 km em Campo Grande

Moradores acionaram a Polícia Militar e uma equipe da CCZ para resgatá-lo

Cotidiano

Vídeo: Fogo em vegetação se espalha e se aproxima de casas em Campo Grande

Incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Ministro afirmou que não viu indícios de fuga do ex-presidente e citou sobre medidas cautelares desproporcionais