Ele passou por uma cirurgia recentemente 

O ex-jogador de futebol Pelé confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai acender a pira olímpica durante a cerimônia de abertura dos  do Rio de Janeiro. Ele alegou que não tem condições físicas para participar do evento. 

Ele não vai mesmo participar, ele foi ao médico ontem (quinta) e o músculo da perna esquerda não está muito legal, ele fez a cirurgia na perna direita e sobrecarregou a esquerda. Hoje ele faz a fisioterapia para o músculo e isso complica para o Pelé se movimentar. É só por isso que ele não vai participar. Ele não tem força, se colocar ele uma cadeira só um guincho para levar ele mesmo”, disse o seu assessor, Pepito, em contato com a reportagem do UOL.

Pelé passou por uma cirurgia recentemente e passa por sessões de fisioterapia. Segundo Pepito, é possível que ele se recupere a tempo de participar da cerimônia de encerramento, no dia 21 de agosto.

“O médico da fisioterapia avisou: Pelé não dá para você se movimentar. Você imagina, entrar no avião, sai do avião, entrar no carro, sair do carro… isso o Pelé não consegue, mas se ele fizer uns 4, 5 dias de exercícios a semana que vem ele tem o mínimo já terá para se movimentar,. A semana passada ele estava com um inchaço no joelho o médico fez um infiltração e falou, olha, fica um tempo sem fazer exercícios. Então, tudo o que faz perde, agora começa tudo de novo, talvez para o enceramento ele esteja (em condições de ir)”.

Pelé confirmou em evento no começo da semana que foi convidado para acender a pira olímpica. Porém, diante da incerteza em relação à sua presença, a reportagem apurou que os organizadores já trabalhavam com quatro nomes reservas para o momento mais aguardado da cerimônia. Pressionado, o Comitê terá poucas horas para resolver a questão.

Segundo pessoas do Rio-2016 ouvidas pela reportagem, esses quatro nomes já foram convidados para uma “participação especial no protocolo da tocha na abertura” e responderam positivamente. As quatro pessoas, todas ligadas diretamente ao esporte, estão ensaiadas e participarão da festa. Uma delas, no entanto, deve mudar de papel na cerimônia e acender a pira.

Na quinta-feira, um ensaio foi realizado no estádio do Maracanã para testar a cena sem a presença de Pelé. Nos últimos dias, todos os testes eram feitos contando com a participação do ex-jogador de futebol.

Entre os quatro “reservas”, Guga e Hortência são nomes certos. Os outros dois ainda são mantidos em sigilo.

Além do ex-campeão de tênis e da ex-atleta de basquete, o Comitê Organizador convidou para o protocolo da tocha o nadador César Cielo, que recusou a participação, e pensou no nome da ex-saltadora Maurren Maggi, cujo nome não foi bem aceito no COI por causa de um episódio de doping em 2003.