Pular para o conteúdo
Brasil

Olimpíadas de matemática serão integradas a partir de 2017

Aprovado pelo Congresso 
Arquivo -

Aprovado pelo Congresso 

A partir de 2017, o Instituto de Pura e Aplicada (Impa) vai unificar as olimpíadas escolares promovidas pela instituição. A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) passam a ser feitas de forma conjunta. As mudanças foram anunciadas hoje (7) durante a cerimônia de premiação da edição 2015 da Obmep.

Segundo o diretor-presidente do Impa, Marcelo Viana, a unificação faz parte do plano de expansão do instituto, com a ampliação das atividades oferecidas para celebrar o Biênio da Matemática 2017/2018, aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado. No ano que vem, o sedia a Olimpíada Internacional de Matemática e, em 2018, o Congresso Internacional de Matemáticos, onde é concedida a Medalha Fields, recebida pelo brasileiro Artur Ávila em 2014.

“Além da ampliação do campus, o plano de expansão prevê o alargamento da Olimpíada de Matemática, que nós não vemos como uma obra acabada, mas sim um projeto vivo e em construção. A partir de 2017 a Obmep será integrada com a OBM, construindo uma única e grande edição, aberta a todas as escolas brasileiras, sem exceção. Isso será feito de modo a que nada, absolutamente nada, mude no que tange à participação das escolas públicas na olimpíada. A inscrição, o número de medalhas será o mesmo”.

O novo modelo prevê premiações separadas para escolas públicas e particulares. Os objetivos da Obmep são estimular o ensino da matemática no país e descobrir talentos para a área e atualmente tem a participação cerca de 18 milhões de estudantes. Já a OMB seleciona jovens para representar o país nas competições internacionais e tem cerca de 500 mil inscrições por ano. Com a unificação, a expectativa é que a olimpíada geral agregue mais 3 milhões de participantes.

Melhoras no ensino

Viana também anunciou que, em breve, a competição será estendida ao primeiro segmento do ensino fundamental. Atualmente, participam estudantes do sexto ano do fundamental ao terceiro do médio. O coordenador da Obmep, Claudio Landim, disse que, com a Obmep, é possível detectar melhoras no ensino da matemática no país e as oportunidades que ela oferece aos jovens.

“Com o programa Obmep nas Escolas, de formação e incentivo aos professores coordenadores da olimpíada, essas escolas conseguem, em média, 26 pontos a mais no Prova Brasil em matemática. O Portal da Matemática, inaugurado dois anos atrás, tem 8 milhões de visualizações, com média de 15 minutos por visita, o que mostra o interesse do aluno. Outro projeto que vamos lançar é uma coleção de livros didáticos que vai ficar livre na internet e vamos oferecer ao MEC para impressão”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal de idosos denuncia filho por ameaças e agressões em Dourados

Candidatos terão menos de 24h para se inscrever em processo seletivo com salário de até R$ 6,1 mil

Motociclista sem CNH é detido após fugir da PM e quase atropela crianças na Capital

Brasil abre domingo com pódios nos Jogos Pan-Americanos Júnior em Assunção

Notícias mais lidas agora

Justiça julga neste mês multas de R$ 184 mil contra Consórcio Guaicurus por atrasos de ônibus

pai paternidade

Existe jeito certo de ‘ser pai’? Sul-mato-grossenses relatam como encaram desafios da paternidade

Atropelamento

Homem é preso após matar esposa atropelada em Cassilândia

Maioria dos brasileiros avalia que Lula não fez tudo para evitar tarifaço, aponta pesquisa

Últimas Notícias

Famosos

Uma semana após demissão, Daniela Lima homenageia o pai: ‘sente tudo comigo agora’

A saída repentina movimentou as redes sociais e atiçou a curiosidade dos internautas

Polícia

Briga generalizada mobiliza PM e termina com mulheres detidas em Dourados

Enquanto os policiais conversavam com a vítima, um grupo retornou e uma nova briga generalizada começou

Famosos

Faustão é extubado e está bem após transplantes

Faustão ainda recebeu a visita dos filhos, João, Lara e Rodrigo, por ocasião do Dia dos Pais

Esportes

Grêmio perde em casa e Sport comemora a primeira vitória no Campeonato Brasileiro

Matheusinho, no começo do segundo tempo, marcou o gol da redenção do Sport que conquistou sua primeira vitória em 17 jogos