Consulta popular não tem valor legal

O movimento separatista que tenta a ‘independência' dos estados do sul do Brasil realiza neste sábado (1º), um plebiscito, sem valor legal. Os separatistas querem a independência de , Santa Catarina e do restante do Brasil. 

O Plebisul tem objetivo de consultar a população sobre as possibilidades de se criar um estado no âmbito  internacional, e gerar com seu resultado uma declaração pública inequívoca se o povo destes estados deseja, ou não, se tornar um país independente, dentro da forma ou reforma constitucional.

A pergunta que será realizada a população será:  Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente? As opções para a resposta na votação serão: (SIM) e (NÃO).

Haverá urnas espalhadas pelos três estados, e confiantes na vitória do Sim, os separatistas pretendem encaminhar um documento para o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Presidência da República para alertar sobre a insatisfação.

Separatismo

O sonho não acabou: separatistas do sul do país fazem 'plebiscito' por independênciaO plebiscito é puxado pelo movimento O Sul É o Meu País, que existe desde a década de 1990 e que voltou a ficar em evidência diante da crise política e econômica no Brasil. Mais antiga, é a Revolução Farroupilha.

De setembro de 1836 a março de 1845, o Rio Grande do Sul chamou-se República Rio-Grandense e considerava-se independente do governo brasileiro. O movimento lutava, sobretudo, por impostos e taxas alfandegárias menores.