‘Que lindo’, teria dito o garoto

O publicitário Elsinho Mouco, criador da nova marca do Governo Federal, disse em entrevista à Folha de S. Paulo que a escolha da imagem foi do filho de Michel Temer, Michelzinho, de sete anos. “Quando entrou na sala, ele olhou e falou ‘que lindo’, com uma expressão de criança mesmo, verdadeira e emocional. Se uma criança gosta, é porque a gente tem algo puro, tem algo bom na mão. Foi o Michelzinho quem escolheu a marca”, disse ao jornal.

Mouco mostrou duas versões do banner a Temer e sua esposa, Marcela, na residência da família em São Paulo. Na ocasião, o garoto teria ficado feliz ao ver a marca, na qual a esfera celeste da bandeira brasileira aparece com um fundo azul, sobre a palavra “Brasil”, com o slogan “Ordem e Progresso”. O momento “fofo” foi o motivo para que o presidente interino optasse pela marca, que já figura em outdoors e informes publicitários do governo.

Na contramão da simplicidade e figuras chapadas utilizadas durante as gestões de Dilma e Lula, a nova imagem traz degradê e tridimensionalidade, o que gerou críticas por parte de profissionais do design, que não a consideram condizente com a tendência atual. O lema “Ordem e Progresso”, inspirado na bandeira brasileira, reflete a onda de nacionalismo presente nos protestos contra Dilma e o PT.