Pular para o conteúdo
Brasil

Juízes sugerem a Gilmar Mendes que renuncie à toga e vire ‘comentarista’

Diante as criticas sucessivas à Lava Jato
Arquivo -

Diante as criticas sucessivas à Lava Jato

Irritados com as sucessivas críticas de Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), inclusive a colegas da Corte, juízes federais divulgaram nota nesta quinta-feira (15), em que atribuem ao ministro ‘reiterada violação às leis da magistratura e os deveres éticos impostos a todos os juízes do país’. Para os magistrados, Gilmar Mendes ‘se vale da imprensa para tecer juízos depreciativos sobre decisões tomadas no âmbito da Operação Lava Jato e mesmo sobre decisões de colegas seus, também ministros do Supremo’.

A nota é subscrita pela Ajufesp (Associação dos Juízes Federais de e Mato Grosso do Sul), que sugere. “Nada impede que o ministro Gilmar Mendes, preferindo a função de comentarista à de magistrado, renuncie à toga e vá exercer livremente sua liberdade de expressão, como cidadão, em qualquer dos veículos da imprensa, comentando, aí já sem as restrições que o cargo de juiz necessariamente lhe impõe, o acerto ou desacerto de toda e qualquer decisão judicial.”

Nas últimas semanas, o ministro desfechou duros ataques inclusive sobre colegas seus no Supremo, como Marco Aurélio e Luiz Fux, o primeiro porque decretou liminarmente a queda do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB/AL), o outro porque mandou voltar para a Câmara o projeto 10 Medidas contra a Corrupção.

A Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul observa que o Estatuto da Magistratura,  Lei Complementar 35/1979, aplicável a todos os magistrados do Brasil -, ‘proíbe que os juízes manifestem, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistério’, artigo 36, inciso III.

Além disso, assinala a entidade, a Lei Complementar 35/1979 exige que todos os magistrados mantenham ‘conduta irrepreensível na vida pública e particular’, artigo 35, inciso VIII.

“Também assim o Código de Ética da Magistratura Nacional, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça em agosto de 2008, quando o órgão e o Supremo eram presididos pelo ministro Gilmar Mendes.”

“Nesse contexto, causa espécie a sem-cerimônia com que o próprio ministro Gilmar Mendes, magistrado do Supremo Tribunal Federal, vem reiteradamente violando as leis da magistratura e os deveres éticos impostos a todos os juízes do país”, diz a nota.

“Enquanto permanecer magistrado da mais alta Corte do país, a sociedade brasileira espera que ele (Gilmar Mendes) se comporte como tal, dando o exemplo de irrestrito cumprimento das leis do país e dos deveres ético-disciplinares impostos a todos os juízes”, finaliza o texto dos juízes federais.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Últimas Notícias

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional

Polícia

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

O homem de 43 anos foi atingido por vários disparos de pistola

Conteúdo de Marca

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

O mercado de criptomoedas viveu uma manhã elétrica em 10 de julho de 2025. Enquanto o presidente Donald Trump divulgava cartas com uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o Bitcoin (BTC) cravava um novo topo em 112 mil de dólares e levava a capitalização do setor a 3,46 trilhão de dólares, alta diária de … Continued

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

O Serviço Nacional de Meteorologia pediu para que os moradores evacuarem