Pular para o conteúdo
Brasil

Fernando Coelho defende diálogo para resolver problemas do setor elétrico

Ministro demonstra disposição para o diálogo
Arquivo -

Ministro demonstra disposição para o diálogo

O recém-empossado ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, fez hoje (15) a primeira reunião com representantes de associações do setor elétrico para receber demandas. Dirigentes das associações deixaram o encontro afirmando que o ministro demonstrou disposição para o diálogo e para conduzir uma agenda que traga soluções efetivas para a área de energia elétrica.

“Essas soluções tem de ser negociadas a quatro mãos, duas do governo e duas nossas. Tem de haver esse diálogo e o ministro se mostrou totalmente de acordo com isso”, disse Mário Menel, presidente do Fórum de Associações do Setor Elétrico (Fase) e da Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape). Segundo Menel, o objetivo principal é criar um ambiente de negócios que atraia novamente investimentos.

O ministro Fernando Coelho informou que, nos próximos dias, deve montar e anunciar a equipe que irá auxiliá-lo no ministério e, então, será possível aprofundar o diálogo com as associações.

O Fase apresentou a Coelho um documento apontando alguns dos principais problemas do setor e diretrizes para soluções em curto e longo prazo. Entre os pontos elencados estão a subcontratação das distribuidoras de energia, preocupação com a sustentabilidade do fluxo financeiro e judicialização do setor elétrico.

Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Energia Elétrica (Abrace), Paulo Pedrosa afirmou que o ministro deixou ao setor a mensagem de que pretende liderar um processo de transformação e, nesse processo, enfrentar os problemas com uma visão estrutural. Pedrosa acrescentou que há a expectativa de que o ministro participe nesta semana do Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico (Enase), no , evento que reúne os principais nomes do setor elétrico.

Balanço da Eletrobras

O ministro Fernando Coelho adiantou que amanhã (16) deve se reunir com representantes dos ministérios do Planejamento e da Fazenda e com o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, para discutir a situação da estatal, que tem prazo até quarta-feira (18) para apresentar seu balanço financeiro. Caso isso não ocorra, a empresa corre o risco de ter suspensa a negociação de suas ações na Bolsa de Valores de Nova Yorque.

“Essa é uma questão urgente. Acredito que, nos próximos dias, terei a oportunidade de conversar com o presidente [] a respeito disso e, aos poucos, dando essas diretrizes”, disse ao ser questionado por jornalistas sobre o tema.

Ao ser perguntado se há risco de a Eletrobras não apresentar o balanço, Coelho afirmou que conversou por telefone com o presidente da estatal. José da Costa Carvalho Neto disse ao ministro estar confiante de que será possível apresentá-lo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina