Presidente da Câmara assume por viagem de Temer

Em caso de aprovação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), quem deve assumir interinamente a Presidência do Brasil é o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), por ocasião da viagem de Michel Temer (PMDB) à China logo após a eventual posse.

Como Temer não possui vice, quem ocupa sua cadeira e realiza funções de presidente é o terceiro na linha sucessória, ou seja, o chefe da Casa de Leis. Maia deve assumir várias vezes, já que o peemedebista planeja diversas viagens para os próximos meses.

Nesta quinta-feira (1º), Temer terá encontros bilaterais na China, com o presidente Xi Jinping e os chefes de Estado do Japão, Itália, Espanha e Arábia Saudita.

Em seguida, parte para a reunião do G-20. Depois, deve partir para Nova York, por volta do dia 20 de setembro. Nos EUA, deve discursar na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Ainda constam na agenda de Temer uma viagem à Índia, para encontro dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e em seguida ao Japão e Argentina, em visitas de Estado. Em outubro, deve ir à Colômbia para a XXXV Cúpula Ibero-Americana, nos dias 28 e 29.

(Com informações do jornal O Globo)