Pular para o conteúdo
Brasil

Defesa pede ao Supremo liberdade do ex-ministro Paulo Bernardo

Decisão está nas mãos de Dias Toffoli
Arquivo -

Decisão está nas mãos de Dias Toffoli

 

A defesa de , preso semana passada na Operação Custo Brasil, da Polícia Federal (PF), pediu hoje (28) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberdade do ex-ministro do Planejamento. Na petição, os advogados também pretendem suspender as investigações em curso na Justiça Federal de e remeter o caso para o STF. A questão será decidida pelo ministro Dias Toffoli.

Defesa pede ao Supremo liberdade do ex-ministro Paulo BernardoPara os advogados, a prisão de Paulo Bernardo é ilegalArquivo/Antônio Cruz/Agência Brasil
Além de entender que a prisão de Paulo Bernardo é ilegal, os advogados negam que o ex-ministro tenha recebido propina do esquema de corrupção investigado no Ministério Planejamento. 

“A suposta necessidade de localização dos valores repassados aos investigados não pode ser imputada ao reclamante Paulo Bernardo, que efetivamente nenhum centavo recebeu das pessoas mencionadas. Quando muito, é referido como beneficiário de despesas pagas por terceiros”, afirmou a defesa.

Segundo os advogados, as investigações da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo devem ser suspensas e anuladas. Eles alegam que os fatos atingem indiretamente a senadora (PT-PR), mulher do ex-ministro.

Para a defesa, os fatos são os mesmos apurados no inquérito ao qual a senadora responde no Supremo nas investigações da Operação Lava Jato, sob acusação de receber propina em sua campanha para o Senado em 2010. 

“Embora não autorizada, a investigação atinge diretamente a senadora da República, porque, conforme afirmou a autoridade policial, não há como suprimir os trechos relacionados à Gleisi Hoffmann, sob pena de inviabilidade de produção da prova”, acrescentou a petição.

As suspeitas envolvendo Paulo Bernardo surgiram na Operação Lava Jato e foram remetidas ao Supremo. Em setembro do ano passado, a Corte enviou a investigação para a Justiça de São Paulo, por entender que os fatos não fazem parte apuração da Lava Jato. Somente a parte da investigação em que a senadora é citada continuou no STF.

Operação Custo Brasil

De acordo com a investigação, o ex-ministro Paulo Bernardo recebia recursos de um esquema de fraudes no contrato para gestão de empréstimos consignados no Ministério do Planejamento.

Os serviços da Consist Software, contratada para gerir o crédito consignado de servidores públicos federais, eram custeados por uma cobrança de cerca de R$ 1 de cada um dos funcionários públicos que solicitavam o empréstimo. Desse montante, 70% eram desviados para empresas de fachada até chegar aos destinatários, entre eles o ex-ministro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1961 – Nasce Nelsinho Trad, prefeito de Campo Grande e senador da República

sessão

[ BASTIDORES ] Vazio presencial chamou atenção em sessão

Homem é levado para a delegacia após ato obsceno na região central de Dourados

santa casa

Após surto e briga em conveniência, homem morre na Santa Casa de Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

Últimas Notícias

Polícia

Jovem acorda com tio nu ao lado de cama e homem é preso por importunação sexual 

Homem puxou sobrinha pelo braço e tocou em seu corpo

Esportes

Depois de 16 anos fora da Copa, Paraguai se classifica e presidente decreta feriado nacional

A seleção paraguaia está de volta a uma Copa do Mundo de Futebol de 2026. Depois de 16 anos, a classificação levou o presidente Santiago Pena a decretar feriado nacional nesta sexta-feira (5), incluindo Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. O comunicado oficial do decreto de feriado presidencial, … Continued

Polícia

Briga por partida de dominó acaba com homem morto a facadas no peito em Paranaíba

Autor foi preso quando tentava fugir em seu caminhão

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Falsa ameaça de bomba fechou uma das pistas do Aeroporto Internacional do Galeão

Dois adolescentes afirmaram estar com uma bomba em  uma aeronave prestes a decolar