Datafolha aponta Marina Silva como vencedora no segundo turno de 2018

Ex-senadora receberia 43% das intenções de voto contra 37% de Lula no segundo turno

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ex-senadora receberia 43% das intenções de voto contra 37% de Lula no segundo turno

Uma pesquisa de intenção de voto para a presidência do Brasil em 2018, divulgada nesta segunda-feira (12) pelo instituto Datafolha, aponta que a ex-senadora Marina Silva (Rede) seria a líder nos cenários de segundo turno contra qualquer candidato.

A pesquisa também aponta que o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) venceria num primeiro turno, o que mostra um crescimento considerável em seus índices de intenção de voto se comparado a julho.

Lula ficaria a frente de Marina Silva em 10% das intenções de voto no primeiro turno, mas perderia para a candidata do Rede por nove pontos percentuais num eventual segundo turno, segundo as pesquisas.

A diferença entre a candidata do Rede e os outros candidatos a segundo turno seria ainda mais contrastante em outros cenários. Segundo o Datafolha, Marina teria 47% das intenções de voto contra 25% de Aécio Neves em um eventual segundo turno contra o tucano.

Numa outra pesquisa realizada pelo instituto, além dos candidatos tradicionais Marina Silva, Lula, Aécio Neves (PSDB), Bolsonaro (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV), foi incluído o juiz Sérgio Moro, que empataria num primeiro turno com Marina, com 11%.

Rejeição

O Datafolha também pesquisou pelos índices de rejeição dos candidatos e também do atual presidente Michel Temer (PMDB). Houve um empate técnico entre o peemedebista e Lula, que receberam rejeição de 45% e 44% dos eleitores, respectivamente.

O percentual de rejeição de Temer aumentou consideravelmente desde que assumiu como presidente interino, em julho. Na época, 29% dos entrevistados haviam respondido que não votariam no presidente.

O terceiro mais rejeitado seria Aécio Neves (30%) seguido pelo também tucano José Serra (PSDB), com 20% de rejeição. 18% responderam que não votariam em Bolsonaro, 17% em Geraldo Alckmin (PSDB) e 15% em Marina Silva.  

(sob supervisão de Evelin Araujo)

Conteúdos relacionados

pf