Consumidor deve ficar atento nas compras de última hora

Recomendação é observar com atenção os detalhes dos produtos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Recomendação é observar com atenção os detalhes dos produtos

Entidades de defesa do consumidor fazem um alerta para as pessoas que optaram fazer as compras de natal nos shoppings e centros comerciais no último momento. Seja por falta de tempo, algum presente esquecido ou desejo de aproveitar as promoções para os itens que sobraram no estoque, a recomendação observar com atenção os detalhes dos produtos.

​“Quem não comprou ainda, o bom é sair com lista, saber o que vai comprar”, sugere a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). Segundo a associação, é preciso calma para enfrentar as filas e a demora normais no período.

A especialista aconselha ainda que, mesmo com pressa, os consumidores devem ficar atentos e se informar sobre possíveis trocas de produtos nas lojas.

Já o Instituto de Defesa do Consumidor, diz que os produtos em promoção também seguem a política de troca estabelecida pelo vendedor. “A troca é opção do lojista, mas deve ser informada sempre ao cliente”, ressaltou a entidade, em nota.

O Procon reforça ainda que, em casos de reclamações, os consumidores devem procurar, no primeiro momento, o vendedor ou o fabricante, pois os dois são responsáveis pelo item.

No caso de produto defeituoso, o consumidor pode exigir o conserto. Se o problema não for solucionado em 30 dias a partir da comunicação, é possível exigir um produto novo ou cancelar a compra e pedir o dinheiro de volta.

Outra opção, se aceita pelo comprador, é receber um abatimento e ficar com o produto defeituoso. Trata-se de uma alternativa viável nos casos de defeitos de menor monta e que não comprometem o uso do produto.

Caso o problema não seja resolvido, é possível procurar os postos de atendimento do Procon.

Funcionamento comércio – No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o horário limite de funcionamento do comércio em geral será às 18 horas e para shoppings das 9h às 19 horas. Na véspera de Ano Novo, 31 de dezembro, o comércio em geral funcionará até as 16 horas e nos shoppings o atendimento será até as 18 horas.

Supermercados e hipermercados
De acordo com a AMAS (Associação Sul Mato Grossense de Supermercados), os supermercados não funcionam nos dias 25 e 1º de janeiro. Nos dias 24 e 31, o horário de trabalho dos funcionários deve se encerrar às 20 horas.

Conteúdos relacionados