Homem seguia no mesmo sentido da pista em que o bimotor pousou.

O psicólogo Flávio Amorim escapou da morte na tarde da terça-feira (16) graças a queda do celular no assoalho do carro. O homem, que passava de automóvel pela Rodovia Prefeito Joaquim Simão, em Santa Isabel, presenciou o pouso forçado de um avião bimotor na estrada que liga Santa Isabel a Igaratá e garante que não se feriu graças a um radar e a uma ligação no celular.

Ele contou ao G1, de São Paulo, que seguia no mesmo sentido da pista em que o bimotor pousou. Um vídeo de uma câmera de monitoramento flagrou o momento do pouso forçado, e segundo os bombeiros, três pessoas estavam no avião. Ninguém se feriu.

“Eu estava seguindo sentido Igaratá quando vi um radar de fiscalização. Pisei de repente no freio. Nesse momento o meu celular tocou e caiu no assoalho do carro. Parei no acostamento para pegar o aparelho e o avião surgiu na minha frente”, conta o psicólogo.

Amorim disse ao ainda ao site, que se não fosse o toque do celular, a aeronave tinha grandes chances de ter caído em cima do seu carro. “Ela [aeronave] surgiu de repente. Ela pousou e logo parou”, explica.

Logo em seguida, ele diz que os ocupantes foram deixando o local. “O avião pousou no mesmo sentido que eu ia, sentido Igaratá. Alguns pedaços do avião foram parar na pista contrária e o próprio piloto os retirou de lá. Sorte que não vinha nenhum carro na pista contrária”, conta.

A Agência Nacional de Aviação Civil () informou ainda na tarde de ontem que o certificado de aeronavegabilidade da aeronave é válido até janeiro de 2018.

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa 4) esteve no local para compor o processo de investigação. O objetivo é prevenir acidentes.

O dono do avião Embraer Navajo 820 C, o empresário João Olyntho, disse que a aeronave vinha do Rio de Janeiro e seguia para Campinas e que todas as manutenções necessárias e a documentação da aeronave estão em dia. “Está 100% certo. Eu uso o avião e não deixo para trás. Sou piloto de formação e assim como não quero que aconteça nada comigo, não quero que aconteça com ninguém.”