Pular para o conteúdo
Brasil

Após três meses percorrendo o Brasil, revezamento da Tocha Olímpica chega ao fim

Foram percorridos 20 mil quilômetros por terra 
Arquivo -

Foram percorridos 20 mil quilômetros por terra 

Depois de mais de três meses e de percorrer mais de 20 mil quilômetros por terra e 10 mil milhas aéreas, a Tocha Olímpica que cruzou o Brasil, vinda de Olímpia, na Grécia, terminou o percurso no Aterro do Flamengo, na altura do Monumento aos Pracinhas, na cidade do . Daqui a pouco, a chama acenderá a pira olímpica, na abertura oficial dos da Rio 2016, no Estádio do Maracanã, em uma cerimônia que terá apresentação de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Luiz Melodia, além do desfile de atletas das delegações.

O cavaleiro e atleta olímpico Rodrigo Pessoa foi o último condutor da tocha, que passou pelas mãos de 12 mil pessoas. “Apesar de não competir este ano, a ansiedade é grande”, disse o cavaleiro.

Após a chegada da chama ao ponto final do revezamento, os profissionais do Comitê Organizador e da Força Nacional de Segurança festejaram. Os responsáveis oficiais pelo trajeto conviveram cerca de três meses fazendo a segurança e organizando a passagem.

No último dia, o trajeto começou no mais tradicional símbolo da cidade maravilhosa, o Cristo Redentor, e seguiu pela orla da zona sul em direção a outro grande ícone da cidade: o Pão de Açúcar, na Urca.

O símbolo dos jogos também passou pelas mãos do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e do secretário-geral das Nações Unidas (ONU) Ban Ki-moon.

O secretário-geral da ONU acendeu a tocha da jovem jogadora de handeball, Thaysa Vitoria da Silva, de 15 anos, participante do projeto Uma Vitória Leva à Outra da ONU Mulheres, que procura dar melhores condições a meninas de áreas pobres por meio do esporte. Mais cedo, a diretora executiva da entidade, Phumzile Mlambo-Ngcuka também participou do revezamento.

Na altura da Rua Vinícius de Moraes, a jovem Thaysa passou a chama para a Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, rodeada de amigas que cantarolavam a canção de Vinícius de Morais e Tom Jobim, que a imortalizou.

Protesto

O trajeto da tocha precisou ser alterado no início da tarde de hoje (5), em Copacabana, por causa de um protesto contra o governo do presidente interino Michel Temer. A manifestação ocupou a orla, com centenas de pessoas. Os organizadores desviaram o revezamento para dentro do bairro.

O protesto foi organizado pelas frentes Povo Sem Medo, Brasil Popular e Esquerda Socialista, além da Plenária dos Trabalhadores em Luta do Rio e o CSP-Conlutas.Diversos movimentos da sociedade e centrais sindicais protestaram com faixas e cartazes em português e em inglês, em frente ao Hotel Copacabana Palace. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Bolsonaristas marcam segundo ‘adesivaço’ em Campo Grande para pedir anistia e ‘Fora Moraes’

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Mato Grosso do Sul tem redução de quase 30% nos casos de exploração sexual infantil

Últimas Notícias

Transparência

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Edital reforça que não haverá segunda chamada. Concurso foi marcado por reprovação de 100% dos candidatos antes de recursos

Esportes

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)

Brasil

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Decisão do TJDFT muda sentença da primeira instância

Polícia

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Condutores dos veículos tentaram fugir ao avistarem patrulhamento policial