Senador é o relator da comissão

 

Os áudios vazadoes recentemente à imprensa e que revelam uma série de conspirações entre , ex-presidente da Transpetro, e diversos outros políticos pela queda de Dilma Rousseff não serão anexados ao processo que analise o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Ocorre que o relator da comissão, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) apresentou na tarde desta quinta-feira (2) relatório em que rejeita a inclusão das gravações. A decisão ainda deverá ser votada pelos integrantes da comissão.

Anastasia rejeita inclusão de áudios de Machado no processo de impeachmentNo relatório, Anastasia sustenta que “percebe-se que os fatos indicados são totalmente estranhos ao objeto deste processo”. E completa: “além do mais, essa matéria se encontra devidamente esclarecida e a referida preliminar já foi afastada no parecer votado pelo Plenário do Senado Federal no dia 12 de maio de 2016”.

O argumento de Anastasia foi rebatido pelo advogado de Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, que participou da sessão. Ele afirmou que os áudios foram revelados somente na semana passada, portanto, após a votação do parecer pela comissão.

“Vossa excelência indeferiu provas centrais da defesa. Será que a defesa não tem direito de provar? Agora estamos na fase da provas. Isso nos mata, nos aniquila de morte”, bradou Cardozo.

Relatório

O documento apresentado e lido por Anastasia nesta tarde possui 26 páginas e traz análise sobre requerimentos da acusação, da defesa e dos senadores da comissão. O relatório também pede a aprovação de 21 oitivas, dentre as quais está a de Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), do ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho, e de Dilma Rousseff. A sessão está suspensa neste momento para almoço.