Pular para o conteúdo
Brasil

Senador pede investigação sobre Mais Médicos após denúncia de farsa no programa

Caiado, que também é médico, afirma que o programa é um disfarce 
Arquivo -

Caiado, que também é médico, afirma que o programa é um disfarce 

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) pediu, nesta quinta-feira (19), que se investigue o programa depois de uma reportagem do Jornal da Band, no dia 17 de março, mostrar uma reunião em que a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e representantes do Ministério da Saúde supostamente combinam a vinda ao Brasil, junto aos médicos, de 50 espiões da ditadura cubana.

Caiado, que também é médico, afirma que o programa é um disfarce para apoiar a ditadura cubana e mandar dinheiro ao país. O senador apontou reportagem da Folha de mostrando que o número de médicos no interior do país caiu após o início do Mais Médicos.

Segundo o senador, durante a reunião mostrada pelo Jornal da Band da TV , a representante da Opas e os representantes do Ministério da Saúde resolvem incluir países do Mercosul e da Unasul no documento “para fingir que o contrato não é apenas com Cuba”. Além disso, a Opas propõe ao governo que, dos 9 mil médicos enviados ao Brasil, sejam incluídos 50 espiões cubanos para tutelar esses médicos.

— O governo brasileiro e a Opas acertaram que 50 espiões da ditadura cubana, que vieram junto com os 9 mil médicos, fossem identificados e credenciados como médicos para entrar no Brasil — afirmou o senador.

Segundo Caiado, na reunião também foi discutido valor do salário dos médicos, em que um representante do governo sugere o pagamento de 60% para Cuba de 40% para os médicos. No entanto, a representante da Opas o interrompe e diz que é um assunto do governo cubano.

— Ou seja, o governo cubano recebe 90% do salário dos médicos e os médicos, no Brasil, recebem 10% do salário. Mas não é o senador Caiado que fala, é o Tribunal de Contas da União. Os médicos cubanos receberam em torno de 117 milhões, enquanto o governo cubano já havia recebido R$ 1,2 bilhão antes da campanha eleitoral — afirmou.

Caiado pediu investigação para saber se parte desse dinheiro também não retornou ao Brasil como aconteceu com o escândalo da Petrobras.

Em aparte, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) falou que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (19), requerimento para convidar o ministro da Saúde e outros convidados para esclarecer esse episódio do Mais Médicos.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) também disse que o objetivo do programa Mais Médicos era transferir recursos para Cuba além dos que foram transferidos para obras, como a construção do porto de Mariel.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Evander Vendramini (PP) colocou à disposição a presidência regional do PP

Após perder eleição, ex-deputado analisa trocar PP pelo PL em 2026

PL quer proibir bloqueio automático de chaves Pix por irregularidade no CPF ou no CNPJ

alems deputados reajuste

Confira como funcionará o recesso na Assembleia Legislativa de MS

‘A liberdade da motocicleta é incrível, mas a vida vale mais’, diz vítima de acidente de trânsito

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

alergia

Tempo seco é gatilho em MS, mas alergias podem surgir a qualquer momento

Últimas Notícias

Polícia

Idoso é encontrado morto ao lado de lixeira, na Avenida Euller de Azevedo

Corpo foi encontrado por populares que acionaram o socorro, mas a vítima já estava morta

Esportes

Brasil encara a Itália em busca de título inédito da Liga das Nações neste domingo

Partida também pode marcar a revanche contra as italianas, que levaram a melhor sobre o Brasil em 2022

Le Blog Maria Antonia

HOJE tem festa julina beneficente para você e seu pet! Não perca o Arraiau Cãopira

É hoje ! Arraiau Cãopira! Prepare o chapéu de palha, a camisa xadrez e traga seu doguinho para o arraiá mais animado e solidário da cidade! Neste domingo , das 9h às 18h, a Praça Regina será palco do imperdível Arraiau Cãopira, uma festa beneficente em prol de ONGs e protetores de animais parceiros da … Continued

Polícia

PM prende dois e ‘caça’ outros por suspeitas de furto de fios na Júlio de Castilho

Episódio ocorreu na movimentada Avenida, na manhã deste domingo (27)