O , por meio do CMO fará a retirada mensal

Por meio de ações educativas, sociais e culturais, a Prefeitura de Campo Grande tem fortalecido as políticas de preservação ambiental, especialmente no que tange aos projetos voltados para o reaproveitamento de resíduos.

Neste contexto, para dar sequência a estas medidas, a prefeitura deu hoje mais um passo importante ao assinar o acordo de cooperação com o Comando Militar do Oeste – CMO e a empresa Ecopneus, que prevê a destinação correta de pneus inservíveis, separados por meio de coleta seletiva, para desenvolvimento de políticas públicas para a preservação do meio ambiente, sem repasse de recurso financeiro.

Além de ser um importante parceiro da Prefeitura nas campanhas de combate à dengue – fazendo coleta de materiais descartados na natureza, o Exército Brasileiro, por meio do CMO fará a retirada mensal, da área do Comando Militar do Oeste, nas Organizações Militares de Campo Grande, de pneus inservíveis que serão destinados à empresa Ecopneus para a reciclagem dos mesmos.

Para o coronel José Roberto de Melo Queiroz, a interação dos três segmentos resulta em uma série de fatores positivos para a sociedade. “O primeiro ponto é a consciência da força armada em fazer a destinação correta desses materiais que acabam acumulando em toneladas dentro dos comandos e terão destinação. Segundo ponto é o reaproveitamento desse material, que é 100% aproveitado por meio da reciclagem, que na ponta vai ser traduzido em construções e uma outra série de benefícios à população. E, o último ponto é essa parceria com o poder público e iniciativa privada, no sentido de promover a preservação do meio ambiente através da ação”, destacou o representante do CMO, informando que o Estado do Mato Grosso, a partir do exemplo em Campo Grande, adotou o modelo de parceria com as prefeituras em algumas cidades para a mesma finalidade em seus respectivos municípios.

O prefeito Gilmar Olarte ressaltou que o poder público tem o dever de conscientizar o mundo sobre a importância da reciclagem. “Existe atualmente em Campo Grande uma série de ações que tratam do assunto com bastante responsabilidade e que envolvem ainda os catadores, reciclagem e cooperativas. A questão da reciclagem está presente em todos os segmentos e é nosso dever conscientizar a sociedade sobre a importância deste processo. É inimaginável vislumbrar um futuro melhor para a humanidade sem pensarmos no reaproveitamento de resíduos”, disse o chefe do Executivo Municipal.

O ato de assinatura do documento contou com a presença do proprietário da empresa Ecopneus, Luis Renato Virgili Pedroso e do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Heitor Pereira de Oliveira.