A aeronave caiu em Santos em agosto de 2014, e matou sete pessoas

A Aeronáutica divulgou nesta segunda-feira (26) informações sobre a investigação doacidente que matou o ex-candidato à presidência da República . A aeronave caiu em Santos em agosto de 2014, e matou sete pessoas.

Segundo os dados divulgados pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foram descartadas as possibilidades de colisão com aves, veículos não tripulados (Vants) ou outros objetos no ar. Também foi descartada a possibilidade de incêndio no avião antes da queda.

De acordo com a apresentação, a aeronave tentou pousar e arremeteu. Porém, depois não há mais contato da aeronave sobre nova tentativa de pouso. Logo depois, ocorreu o acidente. Outra informação é que o trajeto feito pela aeronave é diferente do que estava previsto para pouso no aeroporto de Santos.

Segundo o tenente-coronel Raul de Souza, que coordenou as investigações, os destroços mostram que o trem de pouso estava recolhido, e que o jatinho não caiu de cabeça para baixo, como chegou a ser levantado.

As investigações mostraram ainda que a aeronave estava em alta velocidade no momento do acidente e com grau de inclinação de 38 graus – segundo o tenente-coronel, uma aeronave se aproxima para pouso com uma inclinação de 3 a 4 graus.

Outra informação importante recolhida nas investigações é de que piloto e co-piloto não tinham habilitação específica para operar a aeronave que caiu, mas sim de um modelo semelhante anterior.

Os investigadores afirmam que mais importante do que saber se os pilotos tinham habilitação formal é entender se eles tinham condições de operar naquela aeronave. Essas questões ainda serão analisadas.

Até agora não se indentificou falha na aeronave, Mesmo assim, os investigadores dizem que ainda não se pode afirmar que houve falha humana. 

Os investigadores ressaltam que ainda não foi feita a análise das informações coletadas e que, portanto, ainda não há conclusões sobre o acidente.