Pular para o conteúdo
Brasil

Novo pedido de impeachment será apresentado nesta sexta, afirma líder

Documento vai reunir os argumentos apresentados por juristas
Arquivo -

Documento vai reunir os argumentos apresentados por juristas

Líderes de partidos de oposição ao governo na Câmara dos Deputados informaram,na última terça-feira (13), que um novo pedido de impedimento da presidente Dilma Rousseff deverá ser apresentado à Casa na próxima sexta-feira (16). Segundo o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), o pedido vai reunir em um só documento todos os argumentos já apresentados em textos separados pelos juristas Hélio Bicudo – um dos fundadores do PT –, Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior.

“Esse movimento da oposição foi no sentido de convencer os juristas a juntarem suas peças em uma única”, explicou Sampaio. O novo pedido tem o apoio dos líderes do Solidariedade, Artur Oliveira Maia (BA), do Democratas, Mendonça Filho (PE), do PPS, Rubens Bueno (PR), e do líder da Minoria, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).

Sampaio explicou que o novo texto tem por objetivo evitar futuros questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), já que na última terça-feira, por meio de 3 decisões liminares, o STF determinou a suspensão dos processos de que tomem como base o rito definido em setembro pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Segundo Sampaio, qualquer decisão de Cunha aceitando o pedido apresentado por Hélio Bicudo poderia ser questionada no STF, uma que vez a peça foi posteriormente complementada por Miguel Reale Júnior. “Nós preferimos adotar uma postura de cautela, cumprir a decisão do STF e agora fazer uma única peça”, explicou.

As decisões dos ministros Teori Zavascki e Rosa Weber não impedem o presidente da Câmara de avaliar se aceita ou recusa, ele mesmo, os pedidos de impedimento de Dilma. Os ministros, no entanto, proíbem Cunha de submeter a decisão final ao Plenário.

Pedaladas em 2015
A única inovação, de acordo com o líder, é a inclusão no pedido de impeachment de dados que atestariam a continuidade das chamadas pedalas fiscais do governo Dilma também neste ano. “O fato novo é que o Tribunal de Contas da União (TCU) aferiu as chamadas ‘pedaladas’ também em 2015”, disse Sampaio. “Essa será a única novidade da peça desta sexta-feira. As outras informações fazem parte das outras peças que já haviam sido apresentadas”, concluiu Sampaio.

Na semana passada, um relatório do Ministério Público junto ao TCU concluiu que a presidente Dilma estaria repetindo em 2015 as ‘pedaladas fiscais’ – manobras contábeis usadas pelo governo federal para maquiar gastos além dos limites legais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

A partida foi marcada por equilíbrio nas estatísticas, mas também por lances de tensão e polêmicas

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued