Família não autorizou divulgação sobre estado de saúde do ex-deputado

O ex-deputado federal José Genoino (PT-SP), 69 anos, foi internado nesta quarta-feira no Hospital Santa Cruz, na zona sul de São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a família não autorizou a divulgação de informações sobre o estado de saúde do político, nem as razões da internação.

Em julho de 2013, Genoino passou por uma cirurgia de emergência no hospital Sírio-Libanês para tratar uma dissecção da aorta. Em novembro daquele ano, quando já cumpria pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília – por condenação no julgamento do mensalão –, o deputado passou mal e foi transferido para um hospital na capital paulista, onde foi diagnosticado com hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia (excesso de lipídeos) e insuficiência cardiovascular periférica (que limita a atividade física a pequenas caminhadas), além de problemas relacionados à cirurgia de julho.

Dois dias depois do episódio, um laudo do IML (Instituto Médico Legal) conclui que Genoino era “paciente com doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos, medicamentosos e gerais”.

Genoino, que era presidente do PT à época do mensalão, foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão por corrupção ativa. Hoje ele cumpre prisão domiciliar.