Especialistas acreditam que isso pode explicar a queda vertical realizada pelo veículo nesta quinta-feira

A Polícia Civil investiga a queda de helicóptero em Carapicuíba que matou cinco pessoas nesta quinta-feira (2), entre elas o filho caçula do governador de São Paulo , Geraldo Alckmin. Mas, especialistas ouvidos pela Folha de S. Paulo afirmam que uma falha nas pás do helicóptero podem ter provocado a queda.

Segundo as fontes, a perda total ou parcial de uma das pás que sustentam o helicóptero é algo que pode ser fatal, sendo uma das piores tragédias que podem ocorrer durante um voo. Os especialistas acreditam que isso pode explicar a queda vertical realizada pelo veículo.

As imagens do acidente sugerem que um objeto caiu depois do helicóptero – o que pode ser a pá solta. Um homem afirmou que esta parte da aeronave foi encontrada próximo de sua casa que fica a 150 metros do acidente. A Polícia Civil confirmou que uma pá foi achada a um quilômetro do local da queda.

Segundo a Aeronáutica, os peritos estão na chamada ação inicial da investigação, quando são tiradas fotos do local e recolhidas peças do helicóptero. Além da coleta de todas as informações e documentos que possam indicar os fatores que contribuíram para o acidente, inclusive do material produzido pelas equipes de resgate. Não há ainda previsão para o encerramento desses trabalhos.

O helicóptero era da marca Eurocopter, modelo EC 155, prefixo PPLLS, e tinha cerca de quatro anos de uso, com aproximadamente 600 horas de voo, de acordo com a Seripatri. A aeronave estava com sua documentação e manutenção em ordem.