Brasil

Estão isentos da conta de luz pacientes que dependem de equipamentos médicos em casa

Medida teve força conjunta dos ministérios da Saude e de Minas e Energia

Midiamax Publicado em 31/01/2015, às 16h48

None
img-20150114-wa0120_menor.jpg

Medida teve força conjunta dos ministérios da Saude e de Minas e Energia

Imóveis residenciais onde pacientes são atendidos no sistema Home Care (Assistência de Saúde Domiciliar) estão agora isentos de ter que pagar a taxa de energia elétrica. O benefício é garantido a partir de uma portaria assinada pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e de Minas e Energia, Edison Lobão.Para ter acesso a isenção é preciso no entanto a inscrição no cadastro único do governo federal e uma comprovação por meio de laudo da secretaria de saúde estadual ou municipal. 

Um dos principais problemas enfrentados por quem precisa manter permanentemente em casa equipamentos médicos essenciais, como de aspiração de secreções ou de apoio à respiração, é a dificuldade de pagar a conta de energia, relatou o ministro da Saúde. “Esse é um dos grandes problema da atenção domiciliar, um dos grandes gastos feitos pelas famílias”. 

As informações sobre a necessidade da gratuidade também precisam ser atualizadas na concessionária de distribuição de energia que abastece a residência e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Jornal Midiamax