Pular para o conteúdo
Brasil

Com missa e procissão, católicos celebram Corpus Christi na Esplanada

De acordo com a Polícia Militar, 13 mil pessoas participaram
Arquivo -

De acordo com a Polícia Militar, 13 mil pessoas participaram

Católicos brasilienses ocuparam hoje (4) parte do canteiro central da Esplanada dos Ministérios para a celebração do Corpus Christi, organizada pela Arquidiocese de . Após a missa, os fiéis seguiram com velas em uma procissão até a Catedral Metropolitana.

De acordo com a Polícia Militar, 13 mil pessoas participaram da celebração. A expectativa dos organizadores era que 30 mil fiéis passassem pelo local durante todo o dia, que começou com a montagem dos tradicionais tapetes coloridos de Corpus Christi. Este ano, cerca de 600 jovens ligados a paróquias de todo o Distrito Federal trabalharam desde cedo com areia, serragem e tinta para montar 22 quadros com imagens sacras, que formaram um tapete de 110 metros.

A dona de casa Lara Vieira de Castro participou da missa com o marido e as filhas e disse que a data é uma oportunidade de celebrar com a família um dos sacramentos mais importantes para os católicos. “É uma graça de Deus sermos cristãos e termos a eucaristia como alimento e força para as nossas almas, para vivermos o dia a dia neste mundo tão conturbado e também para poder passar para os nossos filhos essa fé”, disse. “Hoje meu principal pedido vai ser a paz, principalmente nos lares, nas famílias, porque aí se dá início a toda a sociedade. Pedido de paz e de união, que é o que precisamos”, acrescentou.

Aproveitando o cenário com o Congresso Nacional ao fundo, as estudantes Tainara Alves dos Santos, de 19 anos, e Lígia Rodrigues dos Santos, de 16, tiravam selfies enquanto esperavam para confessar na fila, que chegou a juntar mais de 200 pessoas.

“Aproveitei para vir me confessar e também para assistir a essa missa, que só acontece uma vez por ano, todos os anos venho com a minha mãe”, disse Tainara, sem se importar com a espera de quase uma hora. “A confissão é uma graça e vale a pena esperar. É a primeira vez que venho e estou ansiosa”, completou Lígia.

Durante a missa, que teve a participação de todos os padres do Distrito Federal, o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, que conduziu a cerimônia, pediu coragem e firmeza aos fiéis e destacou a importância da caridade no dia a dia dos cristãos. “A caridade vai além do que fazemos no interior das igrejas. Temos que pensar em como estamos vivendo a caridade, a vida fraterna, o amor com os irmãos que sofrem.”

Voluntária no apoio ao evento, a desempregada Márcia Gonçalves Padilha disse que não se importou em trabalhar no feriado. “Para mim é muito importante por causa da minha fé, mesmo vindo trabalhar voluntariamente, é uma oportunidade de mostrar a minha fé, estou trabalhando por uma causa em que acredito.”

A professora Natália de Araújo Lopes também aproveitou a festa católica para trabalhar. Junto com dois amigos, ela veio de uma paróquia de Santa Maria, a cerca de 40 quilômetros do centro Brasília, e trouxe brigadeiros e água para vender. A meta é financiar a viagem de um grupo de jovens para a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2016, na Polônia.

“Sempre trabalhamos por isso. Já fomos a duas jornadas, em Madri, e no , e agora estamos trabalhando para ir à Polônia. Tem vários jovens aqui também aproveitando para vender alguma coisa e juntar dinheiro para a viagem. A gente se alimenta espiritualmente e aproveita para conseguir viajar”, disse, sem reclamar da concorrência, na maioria vendedores de água, refrigerantes e pipoca.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina