Pular para o conteúdo
Brasil

Anvisa aprova uso de canabidiol como medicamento

O uso foi autorizado por unanimidade. 
Arquivo -
O uso foi autorizado por unanimidade. 

O uso foi autorizado por unanimidade. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária () aprovou nesta quarta-feira (14), por unanimidade, a reclassificação do como medicamento de uso controlado e não mais como substância proibida. A decisão foi tomada durante reunião da diretoria colegiada na sede da agência, em .

A maior parte dos diretores da agência ressaltou que não há relatos de dependência relacionada ao uso de canabidiol e que há diversos indícios registrados na literatura científica de que a substância auxilia no tratamento de enfermidades como a epilepsia grave.

Os diretores também ressaltaram que a reclassificação permite que as famílias ajam na legalidade, além de incentivar pesquisas sobre o tema. A Anvisa iniciou a discussão sobre a possibilidade da reclassificação da substância em maio de 2014. Na época, não houve decisão terminativa sobre a questão. Desde então, a agência vem autorizando a liberação de importação do canabidiol em caráter excepcional.

Até o momento, o governo federal recebeu 374 pedidos de importação para uso pessoal. Desses, 336 foram autorizados, 20 aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados e 11 estão em análise pela área técnica. Há ainda sete arquivamentos, sendo três mandados judiciais cumpridos, duas desistências e três mortes de pacientes após a entrada do pedido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
santa casa

Homem é agredido a paulada e esfaqueado durante bebedeira em Campo Grande

João Pedro foi o 2º eliminado da prova - (Fotos: TV Globo, Reprodução)

Apenas 2 brothers continuam na prova que definirá o 1º finalista do BBB 25

ônibus

VÍDEO: Carros estacionados em frente à paróquia ‘travam’ ônibus no Centro de Campo Grande

Mulher estava na casa da comadre com o neto de 5 anos quando foi assassinada pelo namorado

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

comércio

Sexta-Feira Santa: Confira o que abre e o que fecha no feriadão em Campo Grande

Novas tecnologias são apostas de gigante da celulose para mitigar impactos em MS

Max Verstappen

Verstappen pode trocar Red Bull pela Aston Martin na F-1 e faturar R$ 1,74 bi

Últimas Notícias

Polícia

Homem agride namorada com soco na boca após discussão em MS

Mulher revidou a agressão deixando o namorado com lesões no pescoço, rosto e braços

Cotidiano

Silêncio, luto e reflexão marcam a Sexta-feira da Paixão para católicos na Capital

Cobertura de imagens santas é tradição que vem desde a época medieval

Cotidiano

Prepare o cobertor e o guarda-chuva: Feriadão será de chuvas e temperaturas amenas em MS

Previsão indica mínimas de 17°C, com destaque para a região sul do Estado até terça-feira (22)

Famosos

Gravações de Vale Tudo são canceladas e Cauã Reymond pede para deixar a novela

Bella Campos teria sido aplaudida por colegas após não "deitar" para direção da emissora, resultando no pedido de desligamento de Cauã