Pratos do cotidiano em versão gourmet viraram piada.

Pratos do cotidiano em versão gourmet viraram piada na internet recentemente com o surgimento de um novo meme: o raio gourmetizador. A piada é mostrar o “antes e depois” de um alimento atingido pelo raio – referente à onda de itens com a palavra “gourmet” no nome.

Uma hipotética pamonha tradicional, que a piada diz custar R$ 2, vira “massa de milho verde orgânico, aglutinada com leite de coco e açúcar”. O preço cresce tanto quanto o nome, e vira R$ 15. Um sanduíche de mortadela (R$ 5) vira “sanduíche de mortadela legítima italiana, queijo derretido e tomates secos selecionados” (R$ 24,90).

Há exemplos tirados de cardápios reais, como um hot dog tradicional (pão, salsicha e molho de tomate) por R$ 12,50. É indicado como a versão pós-raio gourmetizador do cachorro-quente da esquina.

A piada começou no Twitter em 27 de novembro, quando o usuário DougErbert criou o super-herói capaz de gourmetizar os alimentos.

No dia seguinte, a usuária Desativista teve mais de 1,500 retweets com a piada já no formato que se espalhou pela internet brasileira.

A página do Facebook Raio Gourmetizador, criada no dia 6, ilustra essas piadas. O “raio” é representado sendo lançado pelo chef escocês Gordon Ramsay. Por enquanto, a página tem cerca de 13 mil curtidas.

Não é só agora que reclamam do uso da palavra “gourmet” em marcas e food trucks. A situação já foi satirizada por contas no Tumblr como Gourmetização da Vida e Cozinha Paulista. O post inaugural do último é: “Feijoada? Não. Beans com blend de carnes.” É algo a se pensar.