Nesta quinta-feira (8), o cardeal americano Robert Prevost foi eleito o novo líder da Igreja Católica. Aos 69 anos, ele escolheu o nome de Leão XIV, tornando-se o primeiro papa nascido nos Estados Unidos a ocupar o trono de São Pedro.
A tradicional fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina às 13h07 (horário de Brasília), sinalizando que os cardeais reunidos no conclave haviam chegado a um consenso sobre o sucessor do Papa Francisco.
Logo após a eleição, Prevost passou pela emblemática “Sala das Lágrimas”, espaço reservado para o momento de reflexão e troca das vestes, antes de se apresentar ao mundo com os trajes pontifícios. Pouco depois, apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, sendo recebido com entusiasmo por milhares de fiéis reunidos na praça.
Missionário de coração, o novo papa viveu por quase uma década no Peru, onde serviu como bispo de Chiclayo e obteve cidadania peruana em 2015. Em entrevista anterior ao Vatican News, ele afirmou: “Minha vocação, como a de todo cristão, é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja”.





Fotos: Reprodução/ Instagram