O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica morreu hoje, aos 89 anos. O político estava em cuidados paliativos após suspender o tratamento de um câncer no estômago.
A morte foi confirmada pelo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, nas redes sociais. “Sentiremos muita falta de você”, publicou…
Pela simplicidade que viveu como presidente, suas críticas ao consumismo e as reformas sociais que promoveu, incluindo a que fez do Uruguai o primeiro país do mundo a legalizar a maconha, Mujica foi uma figura emblemática para a esquerda da América Latina.
Lula e Mujica eram aliados de longa data. Em dezembro de 2024, em viagem ao Uruguai, o presidente Lula (PT) encontrou com José “Pepe” Mujica e lhe concedeu o grande colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. É uma das maiores honrarias concedidas pelo Estado brasileiro.
Mujica comandou o Uruguai de 2010 a 2015 e terminou seu mandato com 65% de aprovação. Ele ficou mundialmente conhecido por sua postura progressista e estilo de vida simples, conhecido como “o presidente mais pobre do mundo”.
Fotos: Reprodução/ Rede Social



