O italiano de 91 anos, que morreu neste sábado em Vercelli devido a complicações de uma cirurgia no quadril, será lembrado como o homem que mudou completamente nossa concepção do terno clássico e lançou outros grandes expoentes do novo ‘look indumentário’ para estrelato, como Giorgio Armani.

Descendente de uma família de industriais têxteis de Biella (Itália), Cerruti herdou o negócio da família aos vinte anos após a morte de seu pai, concentrando todos os seus esforços no desenvolvimento de novos materiais que revolucionariam a moda como a conhecemos. Eventualmente, sua empresa abrangeria roupas masculinas, femininas, casuais e elegantes.

Trabalhou como estilista, deixando momentos memoráveis ​​na história do cinema e nos tapetes vermelhos. Foi ele quem concebeu o look sensual e minimalista de Sharon Stone em Instinto Selvagem, com um minivestido branco de gola rulê que chamava a atenção para suas tentadoras pernas de um quilômetro e meio de comprimento.

Fotos: reprodução 

 

Memoráveis ​​são os ternos impecáveis ​​usados ​​por Christian Bale no icônico filme American Psycho (2000), onde ele interpreta um empresário vaidoso e maníaco com um segredo obscuro. Os figurinos ganham destaque no filme e são até apontados no roteiro pelos próprios personagens.

Inesquecíveis os looks da muito jovem Julia Roberts em Uma Linda Mulher, filme que a lançou ao estrelato e fez dela uma referência de estilo nos anos 90, principalmente por causa desse elegante vestido de bolinhas, da Cerruti, que atualmente replica luxo e marcas de moda rápida.