Le Blog Maria Antonia

Dia 23, dia do sorvete! Conheça algumas curiosidades desta delícia

Maria Antonia Naegele Publicado em 23/09/2021, às 17h49

None
Fotos: Reprodução

Hoje, dia 23, é dia do sorvete. O clima do MS pede um pra amenizar o calor e refrescar. Mas, uma perguntinha, você sabe como o sorvete foi criado?

Existem algumas versões diferentes para sua origem. Os historiadores acreditam que ele foi criado há mais de 3 mil anos, na China. Na época, a pasta gelada era feita de leite de arroz e misturado com neve.

Na Roma Antiga, a sobremesa era privilégio dos mais ricos. O imperador Nero mandava seus escravos buscarem neve nas montanhas, o mais rápido possível, para ele misturar ao mel e à polpa de frutas.

No Brasil, o sorvete chegou em 1834, período da monarquia. A primeira região a receber essa delicia foi o Rio de Janeiro. Lourenço Fallas inaugurou duas lojas no Centro da cidade. Uma na Rua do Ouvidor, e a outra, no Largo do Paço. Ele importou 217 toneladas de gelo de Boston, nos Estados Unidos, para que o produto não derretesse. Envolto em serragem, o gelo foi enterrado em buracos. A técnica durou cinco meses.


Tá, e a casquinha? A massa crocante caiu no gosto popular em 1904. Quem criou não se sabe ao certo, mas muitas histórias contam que foi um imigrante sírioque ficou sem pratos de papel durante uma feira de alimentos na Louisiana, nos Estados Unidos, e decidiu servir o sorvete em cones parecidos com o waffle. Outros dizem que o italiano Ítalo Marciony cansou de ver seus clientes quebrarem os copos de vidro em que era servido o produto e optou pelos cones crocantes.

E aí, anima tomar um sorvetinho hoje?

Jornal Midiamax