A pequena ilha de Barbados acaba de eleger seu próximo chefe de estado. O cargo é atualmente ocupado pela rainha Elizabeth II, desde os anos 50, década que assumiu o trono da Inglaterra e como líder da Commonwealth. Na organização, a monarca representa de maneira não oficial 16 países, entre eles Austrália, Jamaica, Nova Zelândia, Bahamas.

Mas Barbados já havia anunciado em 2020 que iria retirar essa posição simbólica da rainha e eleger o seu primeiro presidente, apesar de já possuir o cargo de primeiro-ministro. Na semana passada, na quarta-feira (20), aconteceu a aguardada eleição e com dois terços dos votos na Câmara da Assembleia e no Senado do Parlamento, Sandra Mason assumirá como a líder do local.

Sandra Mason tomará posse oficialmente no próximo (30), data em que Barbados comemora o 55º aniversário de sua independência da Grã-Bretanha.

Barbados é uma pequena ilha na parte oriental do Caribe. Com uma população estimada em 300 mil habitantes, o turismo é uma de suas principais economias. Na música, o país possui uma artista de renome mundial como sua grande representante: Rihanna.