O engenheiro automobilístico Louis Réard herdou uma confecção de lingerie da sua mãe e em junho de 1947, lançou uma roupa de praia de duas peças que decidiu batizar de “biquíni. Apesar do sucesso inicial do vestuário na França, as mulheres do mundo continuaram presas aos trajes de banho tradicionais de uma peça, e Réard voltou a projetar e vender calções.

O biquíni foi banido das praias e lugares públicos no litoral francês, espanhol, italiano, português, etc. Também foi proibido ou desencorajado em vários estados dos EUA. O Vaticano declarou-o pecaminoso. O Código de Produção de Filmes dos Estados Unidos, permitia roupas de duas peças, mas proibia a exibição do umbigo nos filmes de Hollywood.
As fotos glamourizadas cada vez mais comuns de atrizes e modelos populares desempenharam um papel importante na colocação do biquíni no mainstream. Estrelas de Hollywood como Ava Gardner, Rita Hayworth, Lana Turner, Elizabeth Taylor, Tina Louise, Marilyn Monroe, Esther Williams e Betty Grable aproveitaram a publicidade associada ao biquíni para posar com o traje.
Essa moça que aparece na fotografia, está tomando uma multa. Motivo: vestia biquíni, o que era ilegal na Itália. A foto foi tirada na praia de Rimini, em 1957. O policial da foto parece ter um leve sorriso enquanto anota uma multa para o “monumento” em seu traje de banho ofensivo.

No final do século, o biquíni tornou-se o vestuário de praia mais popular em todo o mundo.