Pular para o conteúdo
Artigo

Pingo nos is, a liberança popular de Bolsonaro é impressionante!

Por Aristóteles Drummond
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond

O tempo passa e o ex-presidente Jair Bolsonaro não sai do noticiário. Muito estranho, pois ele é o caso típico do ex que nunca deveria ter sido e nunca mais será.

O deputado de sete mandatos, sempre bem votado, nunca teve ideologia nem discurso ideológico. Foi um deputado clientelista, cuidando apenas de pensionistas militares. Nunca foi de esquerda, mas um populista, que inclusive defendia estatais e outras posições da direita do atraso. Neste particular, evoluiu positivamente e teve excelente orientação na parte da economia em seu governo. Poderia ter sido muito melhor, não fosse seu viés populista, paternalista e de demagogia fora de moda. Deu mesada para uma multidão que nem votou nele. Um equivocado, que não teve humildade para se cercar melhor. Seu círculo íntimo foi e é visivelmente desqualificado.

Primário, arrogante, grosseiro e intolerante, mesquinho até, não soube gerir os bons ventos do destino que o elegeram e teria reelegido com facilidade, se tivesse sido menos inseguro e mais humilde para ouvir ponderações. Ele elegeu Lula, apesar de um governo positivo, exceto quando se metia em trapalhadas como na educação e na saúde. Teve ministros qualificados em Tarcísio de Freitas, Teresa Cristina, Rogério Marinho, Marcio Pontes e Almirante Bento, além do Paulo Guedes. Mas longe de ser “genocida”, e golpista. 

Apesar das bobagens relacionadas a vacinas, o governo agiu bem nos recursos distribuídos e na vacinação com pequeno atraso. Os filhos trapalhões, figuras menores e que vão com o tempo para a insignificância, não prevaricaram; foram bobos da corte, com pequenas fraquezas humanas. O senador não se reelege e os demais podem ter mais um mandato e o menor ganhar uma vereança em Florianópolis. Apesar das joias mal explicados.

A liderança popular que desfruta é impressionante, mas ele tornou impossível vencer uma majoritária. Não deu golpe, pois não convenceria nem um cabo do Exército diante de uma derrota mais do que prevista. Foi apenas irresponsável e inconsequente ao se omitir diante do ridículo dos acampamentos e a insinuar fraude sem fundamento, que desaguou no 8 de janeiro. A depressão que o levou a abandonar o mandato, transportado por avião que, no máximo, deveria o ter levado a Viracopos para pegar um voo de carreira, parece a prova de que percebeu que foi o único culpado pela derrota.Isolado nas forças vivas da nacionalidade.

Vai ficar no palco algum tempo, pois interessa ao lulo-petismo o ter como adversário, pois pode rachar a direita que é forte sem ele. E enquanto não surge um líder de fato.

No momento que a esquerda descobrir que vale pouco ou coisa nenhuma, ele vai diminuindo até chegar a sua dimensão real. Bolsonaro não tem condições de ter companheiros de jornada mais conceituados do que Waldemar da Costa Neto, Carla Zambelli ou Daniel Silveira. Ainda bem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
centro-oeste

Muito endividado, morador de MS pede ajuda à Defensoria para negociar com 8 bancos

Defesa de mulher que matou o próprio filho a facadas no Centro-Oeste pede anulação da condenação

Não só instalações, mas furtos de placas solares também crescem em Mato Grosso do Sul

Saiba onde assistir: João Fonseca estreia em Toronto

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

samu

Furto de fiação faz Samu alterar contato temporariamente em Campo Grande

VÍDEO: Peixes mortos em lago de Ribas do Rio Pardo assustam ribeirinhos e prefeitura se reúne com Imasul

Últimas Notícias

Cotidiano

Com bênção do padroeiro dos viajantes, caminhoneiros desfilam por avenidas de Campo Grande

Tradicional carretada em julho é feita em agradecimento a São Cristóvão

Cotidiano

Separe o casaco: frente fria chega a MS e temperatura pode cair para 7°C

O Inmet chegou a emitir um alerta para Campo Grande e mais 15 cidades do Estado

Brasil

Suplente de vereador e consultora de vendas de MT são assassinados enquanto dormiam

Ex-marido da vítima, principal suspeito do crime, foi encontrado com sinais de suicídio

Transparência

Em obras desde 2023: reforma na Reitoria da UFGD passa por reajuste e vai a R$ 9,8 milhões

Em cerca de 1 ano e meio, valor do contrato da UFGD subiu 46%