Pular para o conteúdo
Artigo

Nossa tradição republicana: A importância da Casa Civil e seu novo representante

Na nossa tradição republicana, a Chefia da Casa Civil sempre foi de   importância para a boa execução das políticas e governança, articulação entre ministérios e cobrança de resultados. Também pelas qualidades solicitadas para a função; a habilidade e inteligência emocional são necessárias, além de ampla experiência de administração e política. Os militares em seus … Continued
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond

Na nossa tradição republicana, a Chefia da sempre foi de   importância para a boa execução das políticas e governança, articulação entre ministérios e cobrança de resultados. Também pelas qualidades solicitadas para a função; a habilidade e inteligência emocional são necessárias, além de ampla experiência de administração e política.

Os militares em seus cinco governos foram sábios. Tiveram no cargo nomes de alto nível, experiência, reconhecimento e respeito. Castelo Branco começou logo com o senador Luiz Vianna Filho, respeitadíssimo, um intelectual, membro da Brasileira de Letras. Costa e Silva, o notável político mineiro Rondon Pacheco, que veio a ser grande governador de Minas e já tinha boa presença no Congresso Nacional. Com Médici, o jurista Leitão de Abreu, que voltou ao cargo com João Figueiredo. Lugar-chave, que dá o tom do governo. Sarney teve dois craques em José Hugo Castelo Branco e Marco Maciel.

O presidente só acertou no final com um político experiente como o senador Ciro Nogueira. Pena que não ouvias ponderações dele e de ninguém. Está pagando por isso. 

Nos estados também o cargo de confiança precisa ser exercido por pessoas qualificadas, de consciência de suas responsabilidades. O governador do Rio tem, na Casa Civil e na Secretaria do Governador, uma espécie de divisão de funções, um executivo como Nicola Miccione e um hábil servidor público como Rodrigo Abel. Tarcisio de Freitas coloca Kassab, que foi prefeito da capital, ministro de Estado e presidente de partido.

Constata-se que faltou a Bolsonaro assessoria no Palácio. Não o ajudaram em nada. Foram omissos, não alertaram que o temperamento estava construindo uma derrota eleitoral que penalizou todo o país. Não tinha assessoria, tinha uma claque , teria exclamado um  arguto militar .Bolsonaro deixa um legado de como não se deve fazer política ou como perder eleição fazendo um bom governo. O Mito de pés de barro nem teve assessor de imprensa. Inacreditável o que aconteceu com o Brasil. 

              Lula  terá de temperar os conselhos de seu Chefe da Casa Civil com outros assessores, pois o momento pedirá sempre decisões consensuais. Arroubos poderão custar caro. Basta observar o que levou Bolsonaro ao mais rápido ostracismo nacional na Republica. Nos estados são muitos os exemplos. 

Vamos ver agora como vai se sair a nova equipe!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Time de Aquidauana anuncia jogador que defendeu Seleção Sub-20 para disputa da Série B

Nikolas Ferreira anuncia novo pedido de impeachment contra Moraes, após sanção dos EUA

riedel carne tratativas

Riedel aponta carne como produto mais sensível em taxação de Trump: ‘Dobro da celulose’

Ex-assessor de Alexandre de Moraes ameaça fazer revelações contra o ministro

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

Acidente entre carro e caminhonete deixa um morto na BR-163

Últimas Notícias

Brasil

PR: Mulher morre e é encontrada com 26 iPhones presos no corpo

Jovem de 20 anos teve mau súbito e durante resgate os aparelhos foram encontrados

Cotidiano

Campo Grande apresenta tendência de longo prazo para crescimento de casos de SRAG

Dados são da última atualização do Boletim Infogripe, publicado pela Fiocruz nesta quinta-feira (31) com dados de 20 a 26 de julho

Polícia

Operação da PF contra tráfico transnacional de drogas prende dois em MS

Um homem foi preso por obstrução de justiça durante o cumprimento dos mandados

Brasil

Deputado Antônio Rodrigues é expulso do PL por defender Moraes e criticar Trump

Deputado era responsável de fazer mediar diálogos entre o PL e Alexandre de Moraes