Pular para o conteúdo
Artigo

Eficácia no combate à violência

O país enfrenta períodos difíceis nestes últimos tempos, com o aumento da violência generalizada.  Nas ruas, com assaltos, furtos, brigas e assassinatos; Nos lares, com agressões entre pais e filhos, feminicídio e estupros; Até as escolas, que eram lugares seguros, agora têm sido alvos de criminosos, jovens e adultos, que procuram descontar em inocentes, sua … Continued
Leandro Marques -
Wilson Aquino

O país enfrenta períodos difíceis nestes últimos tempos, com o aumento da violência generalizada.  Nas ruas, com assaltos, furtos, brigas e assassinatos; Nos lares, com agressões entre pais e filhos, feminicídio e estupros; Até as escolas, que eram lugares seguros, agora têm sido alvos de criminosos, jovens e adultos, que procuram descontar em inocentes, sua fúria. O caos parece ter sido instalado na sociedade, pois nenhum lugar hoje parece livre da criminalidade e do vandalismo.

Muito embora o poder público se esforce para conter essa onda crescente de violência, é ele, por intermédio de boa parte do legislativo, executivo e judiciário, o maior responsável por essa transformação maligna em nossa sociedade, ao abrandar as leis de punição a criminosos de toda ordem: desde o de celular, que rouba para tomar uma cervejinha a políticos que cometem os mais bárbaros crimes de corrupção e desvio de dinheiro público. E o que dizer do Judiciário que liberta todo tipo de criminoso, afrontando as leis e até a própria Constituição Brasileira?

E como se não bastassem usar os cargos que ocupam para promover favorecimentos escusos, perseguição e o enriquecimento ilícito e de determinados grupos, ainda tomam medidas e criam leis que agravam ainda mais a vida do trabalhador, das famílias e da sociedade em geral.

O povo também tem grande parcela de culpa pelo estado em que o país se encontra, pois é ele quem elege e (pasmem) reelegem parlamentares e chefes de executivos que já demonstraram serem verdadeiros bandidos (muitos deles condenados inclusive). Porém, continuam soltos e muitos deles permanecem ou voltaram ao poder, graças a manobras na legislação e ao voto popular.

Lamentavelmente, nas eleições o eleitor não cumpre nem de longe com o seu papel de escolher pessoas realmente comprometidas com o bem-estar público. Em vez disso, acaba elegendo e reelegendo as mesmas pessoas envolvidas em crimes e outras irregularidades.

Não é à toa que Deus, na Sua infinita bondade e sabedoria, nos instruiu e nos alertou há mais de 2 mil anos, por intermédio do Sagrado que: “Quando os homens honestos governam, o povo se alegra; Mas quando os maus dominam, o povo reclama;

Quando o governo é justo, o país tem segurança; Mas quando o governo impostos demais, a nação acaba na desgraça” (Pv. 29:2 e 4)

Mas então, qual seria a solução para conter o avanço da violência no país?

Essas duas partes importantíssimas (povo e poder público) precisam se conscientizar e honrar as suas funções na sociedade, especialmente o povo, criando o hábito de cobrar duramente as autoridades, os parlamentares em especial, a aprovarem medidas de real interesse das pessoas e não como hoje acontece, quando o parlamento aprova o que bem entende e quase nunca em favor da coletividade.

Além de aprender a exercer bem o seu papel na sociedade, o indivíduo precisa também cuidar de si próprio, fortalecendo o seu espírito. Para isso, precisa se voltar àquele a quem abandonou há muito tempo: Deus, nosso Pai Celestial, Criador de todas as coisas.

A história da humanidade comprova que todo indivíduo, cidade ou nação que procura seguir os ensinamentos e mandamentos do Senhor, cresce prospera. As pessoas vivem mais alegres e contentes, pois alcançam a felicidade plena, só concedida àqueles que O seguem e por mais ninguém.

Entretanto, primeiramente é preciso entender o verdadeiro sentido da vida que é encontrar e trilhar o caminho que Ele deixou para todos nós, superando com fé e perseverança, toda pedra de tropeço encontrada durante a longa jornada.

Há que se ressaltar que não é por seguir o bom caminho do Senhor   que nos livraremos dos obstáculos da vida. Porém, certamente com Ele ao nosso lado, seguiremos mais confiantes e seguros de que podemos sim vencer todas as dificuldades encontradas.

E quão reconfortantes são suas palavras quando Ele nos chama: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt. 11: 28-30)

Então, para mais segurança em nossos lares e em nossa nação, busquemos Deus agora mesmo, começando de joelhos em fervorosa oração, implorando pela Sua ajuda, pelo Seu perdão. Ele vai nos ouvir e nos ajudar na medida em que passarmos a levar uma vida digna e honrada, sempre alicerçada nos bons princípios morais e espirituais.

*Wilson Aquino, Jornalista e Professor

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é mantida em cárcere e agredida pelo ex que descumpre medida protetiva

Colheita em fazendas pode influenciar abstenção de indígenas nas eleições em Paranhos

defesa civil

Chuva diminui, mas risco de deslizamento ainda é muito alto em cidades do RJ

Adolescente é arrastada para o quarto e estuprada pelo amigo do pai em MS

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Eleição suplementar em Paranhos começa em clima de dúvida entre eleitores: ‘cansativo’

Com gol de pênalti, Operário garantiu vantagem sobre Ivinhema (Fotos: RMP Fotografia e Marcelo Berton)

Ivinhema x Operário: tudo que você precisa saber antes da final

Maioria é contra soltura de condenados por envolvimento no 8/1, diz pesquisa da Genial/Quaest

Últimas Notícias

Polícia

Incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros na MS-141 em Ivinhema

Motorista disse que estava indo para o trabalho, quando o fogo começou no motor do veículo

Esportes

Neymar critica nova regra da CBF: ‘Futebol está ficando cada vez mais chato’

CBF vai punir quem subir na bola para provocar o adversário

Emprego e Concurso

Emprega CG oferece 500 vagas de emprego no bairro Vida Nova

Na ação, haverá uma oficina de fabricação de ovos de Páscoa

Famosos

Ator de Narcos, Manuel Masalva está em coma após contrair bactéria em viagem de férias

Ator mexicano contraiu infecção bacteriana em viagem a Dubai