Pular para o conteúdo
Artigo

Todo o Poder emana do Povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição

(art. 1º, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988)
Conteúdo de Marca -
*Fernando Baraúna

Como entender esse fundamento do Estado Democrático de , trazido pela Constituição de 1988, em uma sociedade que tem como herança a Escravidão, o Patrimonialismo, a Patronagem, o Clientelismo e tantos outros “ismos” e consequentemente uma sociedade extremamente desigual, violenta e iletrada. 

Segundo Laurentino Gomes, os “portugueses e brasileiros foram responsáveis pelo transporte de 5,8 milhões de escravos, metade do total de 12,5 milhões de embarcados na África”¹, realidade que durou mais de 300 anos de escravidão, cuja marca continua presente ainda nos dias atuais.

Usando os como referência, verifica-se como esse tempo prolongado de escravidão, fez com que a sociedade brasileira (Estado Brasileiro) perdesse o bonde da história, ficando estagnado em um modelo político, social e econômico arcaico e moralmente e humanamente ilegal.

Segundo a Professora Emília Viotti da Costa, o Brasil e os Estados Unidos tinham na produção rural uma certa concepção de trabalho que diferenciava, já na segunda metade do século XIX, entre o trabalho livre e o escravo, enquanto no Brasil dificultava a obtenção de terra pelo trabalhador livre, isso em 1850, nos Estados Unidos, em 1862, doavam terras a todos que desejassem trabalhar e se instalar².

Essa opção política, econômica e social, adotada pelo Estado Brasileiro, trouxe problemas estruturais que afetam diretamente na economia, educação, saúde, distribuição de renda e até mesmo no reconhecimento de quem é o Povo Brasileiro, este de quem emana o Poder.

Em 1988 o Estado Brasileiro se reinventa politicamente, institui um Estado Democrático de Direito, cuja origem vem pelo poder do Povo de modo Livre e Soberano e por nenhuma outra fonte de poder, a não ser pela vontade popular, que se materializa no momento do VOTO.

É no momento do VOTO que o Povo se consolida em Cidadão e responsável pelas Leis que serão criadas (Poder Legislativo) e pela execução e direcionamento das políticas econômica e social (Poder Executivo), para os próximos 04 (quatro) anos.

É nessa ficção jurídica, que o Povo Brasileiro, conjugado nesse mosaico de raça, credo, condição social, exerce seu Poder de em cada Eleição construir um novo Brasil e se perguntar “o que faz do brasil, Brasil ou do Brazil, Brasil?³”.

Por fim, vale relembrar o que disse o Constituinte Originário, Dr. Ulysses Guimarães, no momento em que foi instalada a Assembleia Nacional Constituinte, em 1987, “A NAÇÃO QUER MUDAR, A NAÇÃO DEVE MUDAR, A NAÇÃO VAI MUDAR³”.

Bibliografia:

1 – Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares, volume 1. – 1. ed. – : Globo Livros, 2019 (Uma história da escravidão no Brasil; 1) – p.272.

2 – Da Monarquia à República: momentos decisivos. – 9. ed. – : Editora UNESP, 2010, p. 183.

3 – Brasil: uma biografia / Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murguel Starling – 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 499 e 502.

*Fernando Baraúna, é sócio proprietário do Escritório BARAÚNA, MANGEON e Advogados Associados, Ex-Procurador Geral do Município de Dourados – MS, Especialista em Direito Eleitoral e Tributário, Ex-Membro Consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB, Membro da Comissão de Direito Eleitoral OAB/MS, Membro da Comissão Advogado Publicista OAB/MS,  pós-graduando em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário – PUC/RS e assessor jurídico em várias administrações municipais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Últimas Notícias

Política

De mudança do PSDB, Riedel lembra conversas com Lula: ‘Nunca perguntou meu partido’

"Minha palavra é só de gratidão ao Governo Federal", disse governador durante assinatura de convênio

Cotidiano

Profissionais da educação protestam contra demissões em Sidrolândia

Manifestantes alegam que receberam aviso de demissões em massa na última semana, com término dos contratos previsto para quinta-feira (17)

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças