Artigo

Hipertrofia: Como ganhar músculos de forma eficiente e segura?

Produção Publicado em 18/11/2021, às 14h50

None

Todas as pessoas costumam buscar o corpo perfeito. Mas o que é o corpo perfeito? O corpo perfeito é aquele em que a pessoa se sente bem com ele, com seu peso e consigo mesma. Ou seja, a definição de corpo perfeito varia muito de uma pessoa para outra, pois apenas cada uma sabe qual é o tipo de corpo ideal para ela.

Por exemplo, enquanto muitas pessoas procuram fazer exercícios físicos e ir à academia apenas com o intuito de emagrecer, outras procuram fazer dietas especiais e ir à academia com o objetivo de “hipertrofiar”. Mas o que é a hipertrofia?

A hipertrofia muscular tem como definição aumentar o tamanho e o volume de todos os músculos do corpo através de uma sobrecarga imposta a eles. Este é um processo longo, mas que pode ser totalmente revertido depois de alcançado. 

Mas o que é preciso para atingir a hipertrofia? Muitos treinos, muita musculação, suplementação, boa nutrição e descanso. Estes são os tópicos essenciais para quem deseja hipertrofiar.

Porém, para conseguir atingir esse objetivo de forma eficiente e segura é necessário seguir algumas dicas e algumas recomendações, às quais você terá acesso no decorrer deste artigo. Sendo assim, se você deseja começar o processo de hipertrofia, mas não sabe como, continue lendo este artigo e tenha acesso a dicas essenciais para iniciar esse processo.

3 dicas essenciais para hipertrofiar da forma correta

O processo de hipertrofia é longo e exige muito esforço e dedicação. Exatamente por esse motivo é importante entender que é preciso fazer tudo da forma correta para não colocar a saúde em risco. 

Pensando nisso, todas as dicas abaixo irão te ajudar a entender melhor o que você precisa fazer para iniciar esse processo de forma segura e conseguir atingir o seu objetivo da forma correta e sem expor riscos à sua saúde. 

Orientação e apoio de profissionais

O primeiro passo para atingir a hipertrofia é buscar o apoio e o aconselhamento de profissionais no assunto. Ou seja, você irá precisar de uma nutricionista e de um personal trainer especializado em hipertrofia. 

Buscar o apoio e a orientação desses profissionais é essencial, pois eles poderão te ajudar a estabelecer o treino correto e uma alimentação adequada. Para que você possa alcançar seu objetivo de forma saudável e sem exigir demais de você. 

Afinal de contas, mesmo que o processo de hipertrofia exija muito treino de forma a sobrecarregar os músculos, ainda assim é preciso do acompanhamento correto de profissionais que entendam sobre o assunto e possam te orientar para que você não agrida seus músculos. 

Além do mais, enquanto a nutricionista te orienta sobre a alimentação correta para ajudar a hipertrofia, o personal irá te passar todos os treinos voltados única e exclusivamente para este fim. E este trabalho em equipe é essencial para que você alcance o corpo que deseja.

Alimentação correta

Apesar da nutricionista te passar a alimentação correta que você deve seguir, existem alguns alimentos que você já pode ir se acostumando a consumir, pois são essenciais no processo de hipertrofia. 

  • Proteínas: carne vermelha, frango, peixe, ovos, leite e queijo cottage;

  • Carboidratos: arroz branco e integral, batata-doce e frutas ricas em carboidrato em sua forma inteira (suco não);

  • Gorduras: abacate, nozes, amêndoas e azeite. 

Claro que existem muitos outros alimentos que são utilizados e muito consumidos no processo de hipertrofia, mas todos estes citados acima são essenciais para quem busca esse objetivo. 

Treino pirâmide

Existem muitos tipos de treino voltados para a hipertrofia muscular. Contudo, o treino pirâmide é o mais utilizado pela grande maioria dos personal trainers e por seus respectivos alunos que desejam atingir a hipertrofia. 

O treino da pirâmide crescente é o mais utilizado, o qual consiste em aumentar a carga no decorrer das séries de exercício, mas diminuir o número de repetições. Este método de treino é considerado um dos mais eficientes para quem tem o objetivo de hipertrofiar. 

Então é possível hipertrofiar de forma segura?

O processo de hipertrofia é totalmente seguro, isso quando acompanhado de orientações nutricionais e de um personal trainer. Sendo assim, se o seu objetivo é atingir a hipertrofia, siga as dicas acima, procure orientação e vá ao encontro do seu objetivo.


Acompanhe nosso portal e fique informado.

Jornal Midiamax