Artigo

Como garantir uma diversão segura para seus filhos durante as férias?

Produção Publicado em 13/11/2021, às 15h50

None

Entreter os filhos nas férias é uma missão muito difícil para alguns pais, principalmente para aqueles que precisam trabalhar e não tem muito tempo para ficar com seus filhos durante o dia.

Isso faz com que os filhos acabem passando muito tempo em videogames, computadores, celulares e tendo muito acesso livre a todos os tipos de conteúdo. É importante pensar neste quesito e buscar maneiras de manter os filhos seguros quanto a conteúdos impróprios para crianças.

Claro que essa não é uma tarefa muito fácil, afinal de contas, a internet é cheia de perigos e conteúdos diferentes, e as crianças estão ficando cada vez mais espertas e conseguem encontrar e acessar todos os tipos de sites e jogos.

Mas existem algumas maneiras de proteger as crianças a respeito de navegações, sites e jogos e garantir que seus filhos tenham uma diversão completamente segura durante as férias escolares.

Isso irá garantir o bem-estar dos pequenos e você poderá trabalhar de forma mais tranquila sabendo que seus filhos curtirão os benefícios do mundo online de forma completamente segura. 

Dicas para proteger seus filhos dos perigos da internet e proporcionar uma diversão segura a eles

Existem muitas formas de proteger os filhos de todos os perigos que pode haver na internet. Por esse motivo, é importante saber quais são as principais formas de proporcionar para as crianças a maior segurança possível, para que elas não tenham acesso a conteúdo inapropriado e possam aproveitar apenas o que há de bom do mundo digital.

Conheça os jogos e os videogames que seu filho tem acesso

Saber tudo sobre os jogos online e sobre todos os videogames que seu filho joga é a primeira forma de garantir que ele esteja mais seguro no mundo digital. Permitir acessos a sites seguros e que contenham apenas jogos que estejam de acordo com a idade do seu filho é essencial.

Saber todas as informações possíveis sobre os jogos de videogame que ele pede para você e os que ele joga com os amigos também é importante. Pois isso garante que ele não está tendo acesso a jogos violentos ou com demais conteúdos impróprios para crianças. 

Faça uso de ferramentas e práticas de monitoramento

Existem muitas ferramentas e práticas que podem te ajudar a monitorar melhor o tipo de conteúdo que seu filho acessa no computador. A primeira prática que você deve adotar, é deixar o computador instalado em um local da casa onde seja possível que outras pessoas monitorem e verifiquem como a criança o estão utilizando.

Peça ao seu filho que não coloque senhas no computador e, caso as ponha, garanta que você terá total acesso a todas elas. Além disso, não deixe de verificar o histórico do computador sempre que possível. 

Imponha limites

Mesmo que seu filho esteja de férias, não é ideal que ele fique o tempo todo no computador ou em videogames, não é verdade? Por esse motivo, imponha limites e tente acordá-los com o seu filho, de modo que ele sinta que a opinião dele também importa e que vocês possam chegar a um acordo que seja bom para ambos.

Faça com que ele entenda que ele pode jogar, mas que também é importante brincar ao ar livre e praticar outras atividades no seu dia a dia. Assim, desde pequeno, ele já irá compreender que ficar o tempo todo conectado a tecnologias não é uma coisa boa.

Ensine-o a filtrar conteúdos 

Você ter que falar sempre o que é certo e o que é errado não é uma coisa muito boa, por isso, ensine-o qual tipo de conteúdo ele deve evitar para que ele mesmo aprenda na prática como evitar conteúdos inadequados caso algum apareça mesmo que sem querer. 

Isso é importante para que ele aprenda a criar sua autonomia, algo que será muito importante para ele em muitos momentos da vida.

Conclusão

Existem muitas outras formas de ajudar o seu filho a ter uma diversão segura nas férias, mas se você conseguir colocar todas as dicas acima em prática, com certeza ele não terá problemas com conteúdo inadequado e você será capaz de proteger o seu filho quando ele estiver jogando ou interagindo com amigos online.


Acompanhe os nossos site para ficar por dentro de mais conteúdos como este!

Jornal Midiamax