O cineasta M. Night Shyamalan já experimentou o melhor e o pior de . Iniciando sua carreira em 1992, conheceu a verdadeira fama somente em 1999 quando lançou O Sexto Sentido. 

Considerado um dos melhores filmes de sua carreira, com O Sexto Sentido, Shyamalan chegou a ser comparado com os nomes de diretores históricos como Alfred Hitchcock e Steven Spielberg. 

Durante algum tempo, seu nome foi o mais quente de Hollywood até que a cada novo lançamento, a recepção da crítica e do público se tornava menos amistosa a ponto de jogá-lo no limbo cinematográfico. 

Entretanto, o cineasta conseguiu se recuperar através do cenário independente, surpreendeu a todos e conquistou novamente relevância no mercado a ponto de emplacar uma nova estreia agora em 2021: o Tempo. 

Se você gostou da proposta bizarra da obra, separamos mais cinco filmes imperdíveis desse cineasta tão polêmico para você conferir na SKY TV.

O Sexto Sentido

O maior sucesso da carreira de Shyamalan ainda pode ser considerado O Sexto Sentido de 1999. O filme de suspense se tornou uma referência cinematográfica em diversos sentidos, além de ter popularizado tremendamente a marca autoral do diretor das reviravoltas surpreendentes e inesperadas. 

No filme, o garotinho Cole Sear seria como qualquer outra criança não fosse um pequeno e assustador detalhe: ele vê e conversa com espíritos. Sem saber o que fazer com a habilidade do garoto e também suspeitando de um problema psicológico, a mãe de Cole o encaminha a um especialista. 

Lá, Cole conhece Malcolm Crowe, um psicólogo que fica intrigado pelo garoto. Entre os encontros de ambos, diversas experiências horripilantes acontecem desafiando completamente a força psicológica de Cole. Com uma atuação excelente de Bruce Willis, o filme conquistou seis indicações ao Oscar.

Corpo Fechado

Logo no ano seguinte do lançamento de O Sexto Sentido, Shyamalan retoma a parceria com Bruce Willis e traz Corpo Fechado, um dos filmes sobre super-heróis mais realistas e elogiados já feitos.

Acompanhamos a jornada de David Dunn, um homem aparentemente normal. Entretanto, depois de sofrer um acidente de trem no qual ele é o único sobrevivente, Dunn passa a ser perseguido por um homem chamado Elijah Price, convicto que Dunn na verdade é indestrutível. 

Tentando retomar sua vida após um evento traumático, Dunn começa a perceber que talvez Elijah realmente esteja certo sobre suas habilidades sobrenaturais. Assim sendo, conhecendo cada vez mais sobre o que é capaz de fazer, o homem tenta começar uma carreira de justiceiro como um vigilante ilegal.

Sinais

Sinais marca o começo do declínio da carreira de Shyamalan, mas ainda assim se trata de um grande filme repleto de sustos e surpresas. Dessa vez, o diretor aborda o tema de uma invasão alienígena na Terra. 

Apesar da trama espalhafatosa, se trata de um filme bastante contido centrado na relação familiar dos Hess que tentam superar a trágica morte da matriarca. Em meio ao luto e os problemas de distanciamento um dos outros, os Hess acabam precisando se unir para se defender da ameaça de alienígenas que invadem seu milharal. 

Com bons sustos e surpresas, Sinais traz uma abordagem distinta da que o público está acostumado sobre invasões alienígenas e cenários apocalípticos. 

A Vila

Em uma das obras mais originais de sua carreira, Shyamalan traz a história de um pequeno vilarejo situado na Pensilvânia nos anos 1800. Sem acesso facilitado a nada, os moradores da vila também precisam se preocupar com ataques recorrentes de criaturas malignas durante as escuras noites em meio à densa floresta. 

Trazendo estudos interessantes sobre comportamentos humanos sob o estresse absoluto do medo, A Vila é uma obra difícil de digerir principalmente pela reviravolta que é uma das mais audaciosas da carreira do cineasta, mas vale a pena conferir pelo visual arrojado, boas atuações e ótima trilha musical.

Fragmentado

Fragmentado foi o grande retorno de Shyamalan ao prestígio de crítica e público. Em uma produção despretensiosa e pouco divulgada, o filme conseguiu ser um fenômeno na época por conta de sua premissa intrigante. 

Na obra, três garotas são sequestradas por um homem perturbado interpretado brilhantemente por James McAvoy. Ao acordarem no cativeiro, porém, as meninas descobrem que estão com um problema muito maior que o previsto, pois percebem que o criminoso sofre de um transtorno dissociativo de personalidades. 

Conhecendo as 23 personalidades do homem bizarro, as meninas entram em uma corrida contra o tempo para se libertarem antes da 24ª surgir e matar todas elas. Uma personalidade inédita, conhecida como a Besta, que chega a amedrontar terrivelmente todas as outras personalidades do criminoso.