Artigo

Caso Alec Baldwin: veja os cuidados da indústria do entretenimento para evitar acidentes

Produção Publicado em 27/10/2021, às 11h20

None
Imagem: Getty Images

Durante o ensaio de uma cena do filme Rust, o ator e produtor Alec Baldwin faz um disparo com a arma que, sem ele saber, estava carregada com munições de verdade. O tiro atingiu e matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu Joel Souza, diretor do longa, na região do ombro. Ele foi levado ao hospital e já recebeu alta pela equipe médica. 

Diante dos fatos a polícia de Santa Fé, onde aconteceu o acidente, começa a ouvir as testemunhas, coletar as roupas que estavam sendo usadas no dia do ocorrido e tentar encontrar uma possível gravação do momento do tiro para descobrir como o disparo ocorreu e qual tipo de munição foi usada. As evidências levam a crer que Baldwin apertou o gatilho em direção à câmera que faria a filmagem, por isso, acertou em cheio Halyna e de raspão Joel. 

Informações sobre o ocorrido

As informações que temos sobre o caso é que o assistente de direção pegou uma das três armas deixadas pela armeira, que é a profissional, que é a profissional responsável pelas armas que são usadas em cena, e a entregou para o ator, que tinha a informação que ela estava fria, ou seja, sem munições. 

Diante do ocorrido, o Departamento de Segurança do Trabalho do Novo México decidiu abrir uma investigação para apurar se houve negligência dos responsáveis pela produção do filme Rust, que é um longa independente e de baixo orçamento. O órgão vai apurar os relatos dos disparos acidentais antes da morte da diretora de fotografia Halyna e também a debandada de funcionários que estavam insatisfeitos com as condições do set. 

Uso de armas em filmagens

O caso reacendeu a discussão sobre o uso das armas em filmagens, que ficou muito em alta há quase 30 anos. Durante as gravações do filme “O Corvo”, Brandon Lee, o filho de Bruce Lee, veio a falecer depois de ser atingido por um disparo de verdade, que deveria ter sido de Festim, material comum na indústria do entretenimento. 

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, hoje as réplicas são incapazes de ferir pessoas, dominam as grandes produtoras de filmes. A maioria das armas são de airsoft, como as pistolas e fuzis, já os efeitos dos tiros e das cápsulas saindo e os sons dos disparos são criados no pós produção.

Jornal Midiamax