Pular para o conteúdo
Transparência

MS e mais 23 Estados perdem no STF vinculação de porcentagem da receita à seguridade social

O STF (Supremo Tribunal Federal) julgou improcedente, por unanimidade, a ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 523, que solicitava que a União partilhasse com os estados e o Distrito Federal 20% da receita das contribuições sociais desvinculadas do orçamento da seguridade social, por meio da DRU (Desvinculação das Receitas da União). A negativa ocorreu […]
Arquivo -

O STF (Supremo Tribunal Federal) julgou improcedente, por unanimidade, a ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 523, que solicitava que a União partilhasse com os estados e o Distrito Federal 20% da receita das contribuições sociais desvinculadas do orçamento da seguridade social, por meio da DRU (Desvinculação das Receitas da União).

A negativa ocorreu nos termos da relatora, ministra Rosa Weber, em sessão virtual do STF de 18 de dezembro de 2020 até o último dia 5 de fevereiro de 2021. A decisão consta na edição desta sexta-feira (12) do DOU (Diário Oficial da União).

Ingressada em 2019, os governadores requereram liminar para que a União deposite judicialmente 20% da receita de contribuições sociais desvinculada do orçamento da seguridade social, conferindo-se novo significado à regra do inciso II do artigo 157 da Constituição Federal. No mérito, pediram que fosse dada interpretação conforme a Constituição ao dispositivo, obrigando a União a partilhar esse percentual com os estados e o Distrito Federal.

Segundo os chefes dos Executivos estaduais, a DRU permite a inclusão de 30% da arrecadação com contribuições sociais, da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e de taxas federais no orçamento fiscal, a serem empregados de forma desvinculada de suas finalidades originárias. Eles alegam que, de acordo com o artigo 157, inciso II, da Constituição Federal, pertencem aos estados e ao Distrito Federal 20% do produto da arrecadação do tributo que a União instituir.

Era parte da ação os Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, , Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, , Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, , Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, , Sergipe e Tocantins.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista bêbado bate em poste que fica pendurado e deixa moradores sem luz em Campo Grande

Lula assiste a desfile militar e faz reunião com Putin na Rússia

Agendão: Espetáculos de teatro, bazar beneficente e feiras culturais animam fim de semana em Campo Grande

Semana encerra com 1,8 mil vagas na Funsat em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Filho de Luciano Huck termina com Duda Guerra após polêmica, diz colunista

Últimas Notícias

Cotidiano

Com risco de ventos de até 100 km/h, Dourados entra em alerta de tempestade

Um alerta de tempestade, com grau de severidade considerado de perigo para Dourados e região em vigor nesta sexta-feira (9) a partir das 13h e segue o sábado (10). O aviso foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, … Continued

Mundo

Leão XIV, em 1ª missa, destaca Igreja evangelizadora e temas caros de Francisco

Celebração ocorreu com o colégio de cardeais que o elegeu e foi o fechamento oficial do conclave

Polícia

VÍDEO mostra ciclista sendo atropelada por carro na Avenida Guaicurus

Mulher foi socorrida para a Santa Casa com lesões graves na manhã dessa quinta-feira (8)

Mundo

Primeiras declarações do Papa Leão XIV são elogiadas por líderes mundiais

Novo pontífice pediu pela paz "desarmada e desarmante" e aos fiéis em guerras na Ucrânia e Gaza