Pular para o conteúdo
Política

Bernal ocupa gabinete vazio e aliados fazem até ‘selfies’ na sala de Gilmar Olarte

Em clima de comemoração, aliados de Alcides Bernal ocuparam o gabinete de Gilmar Olarte (PP) e fizeram ‘selfies’ animados para comemorar a ordem de recondução de Bernal ao cargo. No entanto, não havia gente da gestão de Gilmar Olarte no Paço Municipal para receber oficialmente a notificação e ninguém sabe ao certo se a decisão […]
Arquivo -

Em clima de comemoração, aliados de ocuparam o gabinete de (PP) e fizeram ‘selfies’ animados para comemorar a ordem de recondução de Bernal ao cargo. No entanto, não havia gente da gestão de Gilmar Olarte no Paço Municipal para receber oficialmente a notificação e ninguém sabe ao certo se a decisão judicial já está valendo.

Mesmo assim, aliados do ex-prefeito cassado em 12 de março pelos vereadores entraram com ele no gabinete e mantêm o clima de comemoração. Vereadores foram flagrados brincando na cadeira do prefeito e o próprio Bernal sentou na mesa do gabinete oficial.

Estão presentes todos os membros da antiga Superintendência de Comunicação, junto com a Equipe de Comunicação, nomeada, Presidente da Fundação Municipal de Esporte Leila Cardoso Machado, O Secretário Municipal de Educação, José Chadid e a Secretária de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, Thais Helena, além dos vereadores da base aliada.

Alcides Bernal recebeu ordem para ser reconduzido por meio de liminar do juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos. A decisão foi publicada na tarde desta quinta-feira (15), mas os advogados da Câmara Municipal já anunciaram que tentam reverter a decisão de primeira instância no TJ-MS.

O pedido de antecipação da tutela jurisdicional para suspender os efeitos do Decreto Legislativo n. 1.759/14 foi feito pelos vereadores aliados ao ex-prefeito Alcides Bernal. Este mesmo juiz rejeitou no dia 16 de janeiro uma ação de improbidade administrativa impetrada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul contra o ex-prefeito.

Inicialmente o prefeito Gilmar Olarte (PP) havia dito que não está sabendo da liminar e que a notícia seria falsa. “Meus advogados estão vendo e em breve darei resposta sobre o caso”, concluiu o prefeito. No entanto, em consulta no sistema do TJMS, a informação é confirmada como andamento.

O secretário de governo, Rodrigo Pimentel, no entanto, disse que já estão sendo tomadas medidas para tentar derrubar a liminar obtida em primeira instância.

‘Teoria do Golpe’

Segundo a argumentação dos vereadores que moveram a ação Ayrton de Araújo (PT), Cazuza (PP), Zeca do PT, Luiza Ribeiro (PPS), Paulo Pedra (PDT), a cassação foi uma orquestrada a partir “de uma série de atos de sabotagem da administração municipal (pela anterior) e de uma gravação feita em agosto de 2013, em que o assessor do então vice-prefeito Gilmar Olarte revela a má-intenção do grupo”.

Ainda segundo a base, tal ação seria pela distribuição de cargos na prefeitura e também os outros 23 vereadores que votaram a favor da cassação não teriam respeitado os princípios da isenção, de prudência e de imparcialidade, ao cassar Bernal no dia 13 de março deste ano.

Para o juiz a “retornar o prefeito eleito ao cargo não gera instabilidade, social, política ou econômica, mas recompõe a estabilidade perdida durante o processo de cassação. Desta forma se estará prestigiando a soberania popular que legitima a atuação de todos os agentes políticos, inclusive daqueles que ocupam o pólo passivo desta ação”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Riedel é homenageado na Expoagro em Dourados e destaca força do agro no crescimento de MS

Entrevistador social

Seleção com 94 vagas e salários de até R$ 3 mil está com inscrições abertas em Campo Grande

Mães em Luto: quando o amor precisa aprender a viver com a ausência

EXPOAGRO 2025 será oficialmente aberta neste sábado com presença do Governador

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Jojo Todynho sofre ‘apagão’ e é hospitalizada às pressas no Rio de Janeiro

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Curso preparatório gratuito para o IFMS abre vagas remanescentes; confira

As vagas estão disponíveis em oito municípios de Mato Grosso do Sul

Famosos

Duda Guerra toma atitude drástica contra Luciano Huck e Angélica após término

Após suposto término com Benício Huck, Duda Guerra polemizou ao tomar uma atitude drástica contra os sogros, Luciano Huck e Angélica

Cotidiano

Dourados convoca mais 30 concursados que vão atuar na rede pública de saúde

Os novos profissionais vão autuar em diversas áreas

Emprego e Concurso

Com salários de até R$ 10 mil, UEMS abre processo seletivo para professor

As vagas abrangem nove cidades de Mato Grosso do Sul