Pular para o conteúdo
Trânsito

Sobe para 282 o número de mortos em acidente em mina na Turquia

O número de mortos na explosão em uma mina de carvão no oeste da Turquia já está em 282 e são pequenas as esperanças de se encontrar sobreviventes, informou nesta quinta-feira (15) o ministro de Energia turco, Taner Yildiz. O ministro detalhou que até o momento foram recuperados 282 corpos e 217 deles já foram […]
Arquivo -

O número de mortos na explosão em uma mina de carvão no oeste da Turquia já está em 282 e são pequenas as esperanças de se encontrar sobreviventes, informou nesta quinta-feira (15) o ministro de Energia turco, Taner Yildiz.

O ministro detalhou que até o momento foram recuperados 282 corpos e 217 deles já foram entregues às suas famílias, enquanto os trabalhos de resgate podem voltar a ser interrompidos nas próximas horas “pelo acúmulo de gás e porque o incêndio prossegue” no interior da mina.

“Nas últimas 12 horas não foi possível resgatar ninguém com vida”, afirmou o ministro em outro sinal de que as possibilidades de que ainda existam sobreviventes são muito pequenas, sobretudo quando o incêndio persiste dentro da mina.

Yildiz se negou a dar uma estimativa total de mortos na tragédia, mas a imprensa turca situa o número em cerca de 350.

Cinco dos maiores sindicatos do país, todos eles ligados à oposição, convocaram hoje uma greve e pediram que os cidadãos vistam roupas pretas ou utilizem um laço dessa cor em sinal de solidariedade com as vítimas.

Na quarta-feira (14), ocorreram protestos em dezenas de localidades do país, desde o local da tragédia, Soma, até as três maiores cidades do país: Istambul, Ancara e Izmir.

Nas três cidades aconteceram enfrentamentos entre os manifestantes, que pediam a renúncia do governo, e a polícia, que dispersou os protestantes com jatos d’água e gás lacrimogêneo.

As palavras do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, em entrevista coletiva no local da tragédia, contribuíram para aumentar a indignação de parte da população.

Erdogan ressaltou que este “tipo de acidente ocorre todo o momento” e enumerou uma série de acidentes industriais na mineração desde o século XIX para justificar suas palavras.

A Turquia tem o pior índice de acidentes no trabalho da Europa, com uma média de três mortes por dia, e a mineração é, proporcionalmente, o setor mais afetado.

Em média, 80 operários morrem por ano em acidentes nas minas da Turquia, o que equivale a um de cada mil trabalhadores, segundo dados de um estudo universitário recente.

Os sindicatos consideram que a pressão dos responsáveis pela mina — uma empresa privada — para reduzir custos, além da falta de equipamentos e de medidas de segurança, estão por trás das causas do acidente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Foragido da Justiça é preso após jogar arma no quintal da vizinha

Irmão de vereador ganha cargo de assessor chefe na prefeitura de Campo Grande

VÍDEO mostra perseguição da PRF contra traficante que carregava drogas em caminhonete em Campo Grande

tempo

Temperaturas permanecem elevadas e com chance de chuva em MS nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Mulher é rendida por assaltante armado enquanto caminhava com a filha de 6 anos

Últimas Notícias

Brasil

Lula assiste a desfile militar e faz reunião com Putin na Rússia

Viagem do presidente brasileiro tem sido criticada por simbolizar espécie de apoio diplomático a um líder autocrata

MidiaMAIS

Agendão: Espetáculos de teatro, bazar beneficente e feiras culturais animam fim de semana em Campo Grande

Confira eventos gratuitos realizados em Campo Grande neste fim de semana

Cotidiano

Semana encerra com 1,8 mil vagas na Funsat em Campo Grande

São 192 empresas para a seleção em 156 profissões diferentes

Famosos

Filho de Luciano Huck termina com Duda Guerra após polêmica, diz colunista

Filho de Luciano Huck, Benício Huck decidiu colocar um ponto final no relacionamento com Duda Guerra após as recentes polêmicas; entenda