Polícia Civil revoga portaria que limitava acesso de advogados em delegacia
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul revogou a portaria n. 01/2023/APTABO/DGPC/MS que limitava o acesso de advogados aos detentos custodiados na delegacia de Aparecida do Taboado, cidade a 457 quilômetros de Campo Grande. A OAB-MS (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul) foi quem apresentou requerimento para a revogação da portaria. Segundo […]
Diego Alves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul revogou a portaria n. 01/2023/APTABO/DGPC/MS que limitava o acesso de advogados aos detentos custodiados na delegacia de Aparecida do Taboado, cidade a 457 quilômetros de Campo Grande.
A OAB-MS (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul) foi quem apresentou requerimento para a revogação da portaria. Segundo a instituição, é direito inalienável do advogado comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, sendo inadmissível qualquer tentativa de limitação.
O secretário-geral e corregedor-geral da OAB -MS foi quem apresentou o requerimento, baseado no artigo 7o, III, do Estatuto da OAB, em reunião com o delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel.
“A atuação da OAB MS nesse caso reforça nosso compromisso pela defesa das prerrogativas da Advocacia. Temos feito isso durante toda gestão e assim continuaremos”, disse o presidente da OAB-MS, Bitto Pereira.
Nós agradecemos a intervenção da Seccional, que prontamente nos atendeu e conseguiu somar forças com a Subseção para revogar essa portaria e garantir o livre exercício profissional dos advogados de Aparecida do Taboado, assim como os advogados também da região que tem clientes detidos na cadeia pública da cidade”, disse a presidente da 22ª Subseção Aparecida do Taboado, Alyne Alves de Queiroz.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.