Pular para o conteúdo
Polícia

Para impedir avanço do PCC em Santa Catarina, operação prendeu faccionados em MS

Operação Maserati, deflagrada pelas forças policiais de Santa Catarina nesta quinta-feira (25) para impedir o avanço do PCC (Primeiro Comando da Capital) naquele estado, cumpriu prisões em Mato Grosso do Sul. Foram presos faccionados em Campo Grande e também em Aparecida do Taboado. Ao todo foram expedidos 142 mandados de prisão e 142 de busca […]
Arquivo -

Operação Maserati, deflagrada pelas forças policiais de nesta quinta-feira (25) para impedir o avanço do PCC (Primeiro Comando da Capital) naquele estado, cumpriu prisões em . Foram presos faccionados em Campo Grande e também em .

Ao todo foram expedidos 142 mandados de e 142 de busca e apreensão. Os de busca foram todos cumpridos, já as prisões foram 120 realizadas no total, das quais 62 foram contra pessoas que já estão presas. Em coletiva de imprensa com todas as forças policiais atuantes, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Santa Catarina esclareceu que a operação visava impedir a expansão da facção naquele estado.

Para isso, foram 9 meses de investigação, que qualificou e identificou a forma de atuação do PCC. Segundo a polícia, um investigado chegou a citar que a facção atua em todo território brasileiro e em 28 países no total. A Operação Maserati foi realizada em 45 cidades, em Santa Catarina, , Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Durante as investigações, a força-tarefa ainda identificou pelo menos 18 cargos entre os integrantes do PCC, um número ainda menor do que nos locais onde a facção já está estabelecida. Cada faccionado tem uma função, seja de cadastro de membros, venda de drogas, armazenamento de drogas e armas, entre outros.

Só em Santa Catarina, foram apontados 11 homicídios, um sequestro e quatro tentativas de homicídio, além de um roubo cometidos pela facção criminosa. Também foi apurado um faccionado que tentava entrar em um presídio naquele estado, com celulares, drogas e explosivos. A intenção seria de explodir parte da cadeia e provocar uma fuga em massa.

A operação foi denominada Maserati, que segundo o Gaeco é o nome dado pelo PCC para o estado de Santa Catarina. Além de Campo Grande e Aparecida do Taboado, também foram cumpridos mandados em Dourados, Ribas do Rio Pardo, Deodápolis, Fátima do Sul, Jateí e Caarapó.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de Floriculturas de Campo Grande na página do Google

Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Últimas Notícias

Polícia

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

Ainda não há identificação da vítima

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa