Pular para o conteúdo
Polícia

MS registra queda em ‘assaltos a pedestres’ e polícia identifica ‘padrão’ nos crimes

Durante os dois primeiros meses de 2021, a quantidade de roubos em vias urbanas da Capital caiu em torno de 30% em relação aos meses de janeiro e fevereiro do ano passado. O dado é quase o mesmo da variação do registrado no comparativo 2019 e 2020. Conforme dados da Sejusp (Secretaria de Justiça e […]
Arquivo -

Durante os dois primeiros meses de 2021, a quantidade de roubos em vias urbanas da Capital caiu em torno de 30% em relação aos meses de janeiro e fevereiro do ano passado. O dado é quase o mesmo da variação do registrado no comparativo 2019 e 2020.

Conforme dados da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de ), a queda no primeiro bimestre de 2021 foi de 30,57%. Já nos dois anos anteriores, de janeiro a dezembro, a queda foi de 31,98%. Em 2019 foram registrados 4.788 roubos, e 3.257 em 2020. Já no mês de janeiro de 2021, foram 628, e outros 436 até o dia 22 de fevereiro.

Conforme o delegado da Derf (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos) Fábio Brandalise, os roubos em via urbana, de celulares, nas primeiras horas da manhã e tendo como vítimas mulheres entre 45 e 55 anos são quase um “padrão” nas estatísticas. “Recentemente prendemos um autor de roubos que praticou cinco roubos com essas mesmas características, na mesma região”, relembra.

O autor, de 31 anos, foi preso em flagrante no último dia 12, após ser identificado com a ajuda de câmeras de segurança, que flagraram o assalto e ajudaram a Polícia a localizá-lo devido à camiseta utilizada por ele. Ainda conforme o delegado, ele fez duas vítimas no último dia 9, e outras duas no dia seguinte, 10 de fevereiro. Os quatro celulares foram recuperados e entregues às vítimas.

MS registra queda em 'assaltos a pedestres' e polícia identifica ‘padrão' nos crimes
Conforme delegado, autores costumar migrar de regiões | Foto: Henrique Arakaki | Arquivo Midiamax

Ainda conforme o delegado, as regiões do Prosa e Anhanduizinho já tiveram um policiamento ostensivo para identificar e prender suspeitos de furtos nos últimos meses. Segundo ele, o aumento do desemprego provocado pela de Covid-19 é um fator que raramente tem relação com os crimes. “Nessas duas últimas prisões da região do Prosa, por exemplo, ambos tinham residência e emprego fixos”.

Brandalise explica que o oportunismo foi o motivo indicado pelos autores, e costuma ser frequente no depoimento dos presos. “Qualquer um de nós ser vítimas. O ladrão está na rua, a diferença é quem vai ser a vítima”, relata. Segundo ele, a força-tarefa para contenção de roubos e furtos passará por todas as regiões da Capital, mas o cronograma não será divulgado para a segurança das investigações.

Na região urbana do Anhanduizinho, após a prisão de três autores de roubos e furtos no período de dez dias, o mês de fevereiro registrou queda de 50% no quantitativo de vítimas desses dois tipos de crimes. “Não podemos dizer que existe uma área fixa que seja a mais violenta da cidade, porque os bandidos mudam de região e prisões como essa interferem na porcentagem”, explica o delegado.

Já na região do Prosa, durante o período de 30 de janeiro a 11 de fevereiro, foram presos outros três acusados de roubos, um receptador de bens com origem ilícita, e um veículo apreendido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União