Pular para o conteúdo
Polícia

‘Valentão’ é condenado a 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Na primeira sessão de julgamento realizado pelo Tribunal do Júri da comarca de Coronel Sapucaia, homem conhecido como o ‘valentão’ da cidade e identificado apenas pelas iniciais do nome, A.R.L, foi condenado a 13 anos de prisão, em regime fechado, por tentativa de homicídio de seis pessoas. O julgamento foi realizado na Câmara de Vereadores, […]
Arquivo -
Julgamento foi realizado na quinta-feira (30). (Foto: Divulgação)
Julgamento foi realizado na quinta-feira (30). (Foto: Divulgação)

Na primeira sessão de julgamento realizado pelo Tribunal do Júri da comarca de , homem conhecido como o ‘valentão’ da cidade e identificado apenas pelas iniciais do nome, A.R.L, foi condenado a 13 anos de prisão, em regime fechado, por tentativa de homicídio de seis pessoas.

O julgamento foi realizado na Câmara de Vereadores, presidido pelo juiz Adriano da Rosa Bastos, da 1ª Vara Cível de .

O crime aconteceu em 28 de março de 2014 por motivo fútil. Por volta de 23h do dia, na rua Flávio Derzi, centro de Coronel Sapucaia, o condenado estava em um carro Chevrolet Celta, acompanhado de outro homem, identificado como E.L.N.

Segundo os autos, o crime foi praticado por motivo fútil, pois os dois denunciados não conseguiram ultrapassar o carro Captiva em que as vítimas estavam. Como o processo foi desmembrado, apenas A.R.L que efetuou os disparos, foi julgado na quinta-feira (30).

De acordo com o processo, as vítimas estavam se deslocando pela rua em um veículo Captiva, quando o Celta, ocupado pelos dois homens tentou ultrapassar o outro veículo. Como não conseguiu, com uma arma semiautomática, calibre 45, A.R.L efetuou vários disparos contra o carro em que as vítimas estavam.

O laudo pericial mostrou que vários tiros atingiram o veículo e, por pouco, as balas não atingiram as vítimas em regiões vitais. Ainda segundo o processo o Celta era conduzido por E.L.N que responde o processo e quem efetuou os disparos, foi o condenado.  

Os dois denunciados são pessoas conhecidas na cidade como “valentões”, e frequentemente efetuam disparos com arma de fogo e algazarras, bem como possuem amizades com pessoas ligadas ao narcotráfico.

Os jurados consideraram o réu culpado e o juiz proferiu a sentença condenatória. “Por força de decisão soberana do Conselho de Sentença, julgo procedente a denúncia para condenar A.R.L., com fulcro no artigo 121, § 2º, inciso II, combinado com os artigos 14, inciso II e 71, todos do Código Penal. (…). Embora seja primário, no tocante à conduta social, mostra-se reprovável, porquanto é dado à embriaguez e constante porte de arma; quanto à personalidade do acusado, mostra-se reprovável, vez que é voltada à prática de crimes”.

Na decisão, o juiz escreveu ainda que o motivo do crime atua como qualificadora; as circunstâncias do delito mostram-se desfavoráveis, visto que se trata de crime praticado contra seis vítimas. Não houve atenuantes e agravantes a serem reconhecidas, mas em desfavor do réu houve a causa de aumento de pena, já que uma das vítimas tinha menos de 14 anos na época do crime.

“Diante disso, exaspero a pena em 1/3, passando-a para 6 anos e 8 meses de reclusão. Trata-se de crime continuado e, considerando o número de crimes praticados e as já reconhecidamente desfavoráveis circunstâncias judiciais previstas no art. 71, parágrafo único do Código Penal, exaspero a pena já estabelecida ao dobro, tornando-a definitiva em 13 anos e 4 meses de reclusão. A pena privativa de liberdade será cumprida, inicialmente, no regime fechado, sem direito à substituição por pena restritiva de direitos, em razão do não-preenchimento dos pressupostos legais. Mantenho a prisão cautelar do sentenciado, ante a ausência de circunstâncias que autorizem a colocação em liberdade. Após o trânsito em julgado, inscreva-se o nome do réu no rol dos culpados”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
maquinário aquidauana

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Brasilândia quer ampliar cobertura vacinal contra a gripe (Marcelo Camargo, Agência Brasil, Arquivo)

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de floriculturas de Campo Grande na página do Google

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Terceira Semana Nacional do ‘Registre-se!’ tem como foco nos atendimentos os povos originários

A documentação, além de ser um mecanismo de identificação, garante o acesso a direitos básicos

Economia

Comércio ‘tímido’ no Dia das Mães salva quem deixou presente para última hora em Campo Grande

Poucas pessoas escolheram presentes 'na última hora

Cotidiano

Carros ficam destruídos em acidente na Avenida Afonso Pena

Não há detalhes sobre a dinâmica do acidente ou se alguém ficou ferido

Polícia

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

Ainda não há identificação da vítima