Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Ex-diretora da Mace revive emoções em homenagem aos 50 anos da escola

Em homenagem aos 50 anos da Escola Mace, a ex-diretora emblemática Reni Domingos revive os momentos mais marcantes dessa história.
Arquivo -

A Escola Mace completa 50 anos de história em 2021. Em a data, os Pedro Chaves dos Santos Filho e Therezinha dos Santos Samways vão lançar o livro “Mace 50 anos de História” nesta quinta-feira (25). Mas também existe outra figura emblemática que participou desse enredo. Após trabalhar 48 anos na instituição, a ex-diretora Reni Domingos dos Santos revive as emoções da sua trajetória.

Formada em pedagogia, ela entrou na escola para trabalhar como professora em 1971. Seu amor e dedicação pelo ensino oportunizaram vários cargos com o passar dos anos. Foram 48 anos de trabalho ininterrupto e Reni cresceu conforme a Mace também se desenvolvia.

“Comecei como professora. Em algum momento trabalhava até três turnos. Era comum exercer as atividades de professora e executar tarefas burocráticas independentes da função. Tinha trabalho, eu estava junto.” recorda.

Mas não era apenas o ofício que incentivava a pedagoga. Pelos corredores da escola, Reni encontrava sua família. “Todo mundo se abraçava para oferecer a melhor educação da cidade. Depois, assumi cargos de diretora e diretora geral.”, relembra.

Ex-diretora da Mace revive emoções em homenagem aos 50 anos da escola
Therezinha dos Santos, Reni e Pedro Chaves Filho (Foto: Arquivo Pessoal)

Chegou para inovar

Segundo a ex-diretora, um dos maiores diferenciais da Mace foi a sua idealização moderna. Construída para proporcionar o melhor ensino da cidade sob uma ótica inovadora, prioriza a qualidade. “Tinha os melhores professores da cidade, zelava pela disciplina e trabalhava com metodologias ativas em um tempo em que essa concepção educativa estava começando”.

A partir da união entre trabalho e amor pelos alunos, que nasceu o sucesso da renomada diretora. Ela foi uma das responsáveis por levar tão longe o nome da Mace na Capital.

Mace é amor

Questionada sobre o que a Mace significa em sua vida, Reni não hesitou em falar de amor, celebração de vida e compromisso. “Me lembro das festas de São João, Garoto e Garota Mace, e das Mães, das Gincanas, do Esporte, bem como da nossa relação com a comunidade. A Mace, sem dúvida, foi a mais importante experiência educacional da história de Mato Groso do Sul”, recorda com emoção.

Ex-diretora da Mace revive emoções em homenagem aos 50 anos da escola
Reni recebe prêmio pela Mace (Foto: Arquivo Pessoal)

Foi através do trabalho exercido nas escolas que Reni teve contato com outras realidades. Ela viu de perto as necessidades de asilos e bairros carentes da Capital. “Estou feliz. Cumpri com a missão que a história me deu. A Mace foi uma instituição que me ensinou muito”, releva a pedagoga.

Depois de um currículo impecável e grandes transformações na educação, Reni se desligou da Mace em 2018 enquanto exercia o cargo de diretora geral.

Mace 50 anos de História

O lançamento do livro acontece nesta quinta-feira (25) às 19h, horário de MS. Evento vai seguir todas as medidas de biossegurança devido à pandemia do Covid-19.

Já a cerimônia de lançamento será interativa e poderá ser acompanhada no site www.mace50anos.com.br. Organizadores também vão disponibilizar um link para a compra do livro no próprio site.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Prefeitura de Antônio João pavimentará acesso ao assentamento Bagagem (PMAJ, Divulgação)

Acesso ao Assentamento Bagagem custará R$ 2 milhões à Prefeitura de Antônio João

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Número de mulheres no mercado de trabalho de MS dobra, mas ainda ganham menos

Últimas Notícias

Transparência

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Serviços em áreas públicas de Sidrolândia caberão às empresas selecionadas a partir do chamamento público, válido por 12 meses

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe

Polícia

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

Suspeita é que vítima não usava cinto de segurança no momento do acidente

Brasil

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

Nova representação é lançada no ano em que país preside Brics